Na terça-feira (1°), o Brasil celebrou o Dia Nacional do Idoso. De acordo com o censo demográfico de 2022, em Vitória da Conquista feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de eleitores com idades entre 60 e 100 anos ou mais aumentou 25,59% em comparação com o pleito de 2020, passando de 38.056 para 51.143 eleitores.
Nos últimos anos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem promovido campanhas de engajamento voltadas para a população idosa, com o objetivo de incentivar a participação dos eleitores e promover políticas públicas que atendam às demandas socioeconômicas desse grupo.
Na cidade, os idosos representam aproximadamente 19,83% do total de eleitores. As mulheres são maioria entre os votantes, somando 28.851, o que corresponde a 56,42% do total. Os homens, por sua vez, representam 43,58%, com 22.292 eleitores.
A lavradora Joana Oliveira, de 93 anos, residente na zona rural de Vitória da Conquista, destaca que exercer a cidadania por meio do voto é uma responsabilidade social. “Toda eleição eu voto. Gosto de escolher um candidato bom que trabalhe ajudando as pessoas”, afirma.
O lavrador José Gomes, de 60 anos, ressalta que os idosos têm o privilégio de contribuir para o crescimento nacional e local através do voto. “Para nós, que já temos mais idade, é um prazer participar da escolha dos vereadores e do(a) prefeito(a) da cidade. Acredito que todos deveriam comparecer, pois o voto é uma ferramenta fundamental para a mudança.”
Confira os benefícios:
A Resolução TSE nº 23.736/2024 garante que eleitores com mais de 60 anos tenham prioridade na hora de votar. Segundo o artigo 14 da Constituição Federal, a obrigatoriedade do voto é suspensa após os 70 anos, permitindo que o voto se torne opcional. Eleitores com mais de 80 anos possuem prioridade absoluta, independentemente do horário em que compareçam à seção eleitoral.
O Artigo 1°, parágrafo único, da Lei 14.364/2022 garante prioridade também ao acompanhante ou atendente pessoal de idosos, pessoas com deficiência, obesos, gestantes, lactantes e pessoas com crianças de colo, mesmo que não sejam eleitores ou votem em seções eleitorais diferentes.
Eleições
No dia 6 de outubro, mais de 153 milhões de eleitores estarão aptos a votar em 5,5 mil municípios em todo o Brasil para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Os eleitores devem comparecer à sua zona eleitoral com um documento oficial com foto.
Serão aceitos como documentos de identificação: carteira de identidade, identidade social (para pessoas trans e travestis), passaporte, carteira de trabalho, carteira de habilitação, certificado de reservista (para homens que prestam serviço militar na reserva) ou o título de eleitor no aplicativo E-título, desde que contenha uma foto.
Por Por Rafaella Leite (site Avoador)