SaúdeBand NewsConquista

Novembro Azul: câncer de pele afeta mais homens que mulheres

Em entrevista à Band Conquista, médico dermatologista afirma que o uso de protetor solar na primeira infância reduz os riscos de um futuro câncer de pele

A campanha Novembro Azul tem como objetivo a conscientização sobre a saúde do homem, prevenindo e diagnosticando doenças. Durante a campanha, são discutidos temas como câncer de próstata, muito comum em homens acima dos 50 anos. O câncer de pele, também discutido na campanha, é um dos mais comuns no Brasil, acometendo grande parte da população.

Em entrevista ao Jornal Band News da ultima quarta-feira (13), o médico dermatologista, Péricles Prado, falou sobre o aumento de casos de câncer de pele, principalmente em homens:

“Antigamente eu operava um câncer de pele, pra que vocês tenham uma ideia, uma vez por mês ou uma vez por semana, uma vez de 20 em 20 dias. Hoje todo dia eu opero dois casos de câncer de pele aqui na clínica e normalmente 70% em homens, porque o homem não usa protetor solar”

O uso do protetor solar, independente da estação do ano, é fundamental para prevenção deste câncer, impedindo os raios UV de adentrar na pele e danificar as células, reduzindo os riscos. O médico ressaltou também, que pacientes da zona rural tem incidência maior do câncer.

“Tem que haver uma conscientização de começar a usar o protetor na primeira infância. A criança, a partir de dois anos de idade, já deveria ter usado o protetor solar, porque o câncer de pele se forma no sol que você toma até os 21 anos de idade, em torno de 70%, porque o efeito do sol é cumulativo. Então, quanto mais sol a criança ou adolescente toma, quando ele fica adulto, ele vai ter 70% mais chance de ter um câncer de pele do que quem usou o protetor solar”, afirmou.

YOUTUBE band fm conquista

O sintomas do câncer de pele são os mais variados, como feridas que não cicatrizam ou demoram a cicatrizar, pintas que mudam de tamanho e cor, verrumas e ferimentos grandes em casos mais severos.

Confira a entrevista completa aqui:

Por Amanda Motta, sob supervisão

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner