Os radares para controle de velocidade de veículos começaram a operar nesta quarta-feira (1º) na cidade de Vitória da Conquista.
De acordo com a Prefeitura Municipal (PMVC), o sistema, conhecido como Muralha Digital, não serve apenas para monitorar a velocidade, mas também para como ferramenta de vigilância da cidade, com o objetivo de ajudar a detectar e responder a incidentes de segurança em tempo real.
As informações coletadas serão compartilhadas com as forças de segurança pública, para fortalecer a capacidade de resposta a eventos críticos, permitindo a implementação de estratégias mais eficazes de policiamento e gerenciamento de tráfego. Isso contribuirá para a criação de uma cidade mais segura e eficiente para seus habitantes.
O Muralha Digital começa a funcionar de forma experimental, como fase de notificações, e a partir do dia 16 de janeiro, passa a multar os infratores. Ele também representa uma evolução nos sistemas de monitoramento da cidade, incorporando vários sistemas no âmbito da fiscalização e monitoramento das vias com equipamentos que fazem o controle da velocidade, com 19 pontos contendo dispositivos leitores de placas (OCR) que transmitem a informação da placa para os agentes de trânsito e câmeras de monitoramento.
Onze vias da cidade possuem pontos de fiscalização eletrônica, com algumas delas com mais de um ponto, responsáveis pelo registro de infrações por velocidade acima do permitido em cada via.
Confira as vias com a fiscalização eletrônica:
- Avenida Laura Nunes
- Avenida Vivaldo Mendes
- Rua Siqueira Campos
- Avenida Integração – dois pontos
- Avenida Presidente Vargas
- Avenida Brumado
- Avenida Paraná
- Avenida Juracy Magalhães – três pontos
- Avenida Luís Eduardo Magalhães – três pontos
- Avenida J. Pedral – dois pontos
- Avenida Frei Benjamim
Por Matheus Guimarães