ConquistaVariedades

Movimenta Cultura Conquista: reunião não tem quórum e representante da prefeitura se ausenta

Os representantes do colegiado têm buscado apoio de políticos, da prefeitura e da comunidade para fortalecer o setor e permanecer viva a tradição cultural na cidade e região

Nessa segunda-feira (21), representantes do coletivo Movimenta Cultura Conquista tentaram realizar uma nova reunião para debater questões relacionadas ao setor de Cultura em Vitória da Conquista. Entretanto, não houve quantidade suficiente de presentes no encontro, o que impediu que ele ocorresse. De acordo com integrantes do movimento, o representante da prefeitura também se ausentou.

Dayse Maria, que é professora, geógrafa, atriz, produtora cultural e uma das representantes do Movimenta Cultura Conquista, explicou sobre a não realização da reunião por falta de quórum.

Infelizmente, tivemos o esvaziamento do Conselho, não tivemos quórum e, mais uma vez, depois de quase três meses de não ocorrência de reuniões, a gente tem mais um dia sem um diálogo e sem escuta. Então, foi uma situação muito difícil. Todos os conselheiros sabem, o setor da gestão municipal hoje, na atualidade, sabem que há uma demanda, que há um movimento dialogando sobre cultura. Inclusive, esse movimento precisa de escuta e, hoje, o que está acontecendo é que nós não temos um espaço efetivo que represente a cultura em Vitória da Conquista, a escuta, a voz da sociedade civil, dos artistas, hoje, em Vitória da Conquista, estão sem voz.”

O movimento surge como resultado das lutas coletivas que foram construídas ao longo da história por diversos setores artísticos, incluindo artistas, produtores, professores e pesquisadores. Ele tem como participantes trabalhadores do setor da cultura, professores, pesquisadores e representantes de diferentes linguagens.

Dayse Maria também falou como funciona o coletivo:

tia soniag band fm conquista

O coletivo Movimento da Cultura Conquista é composto por vários artistas de diferentes linguagens, por professores, pesquisadores, pessoas que estão diretamente vinculadas ao cenário cultural para pensar ações culturais que atendem, de fato, de forma ampla a categoria”

O Movimenta Cultura Conquista propõe a elaboração de um Projeto de Ações Culturais que atenda de maneira abrangente essa categoria, ressaltando a importância da valorização da Cultura e de seus profissionais. Além disso, defende que as políticas culturais, alinhadas com a realidade local, desempenham um papel importante na formação da identidade humana e na promoção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Outros encontros já haviam sido realizados, como nos dias 24 de setembro e 2 de outubro deste ano. Representantes se reuniram no Auditório da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Vitória da Conquista. Nos encontros, foi debatida a realidade do setor cultural e apresentado um apanhado geral de como se apresentam as demandas do setor na cidade.

Em uma Carta Proposta, o coletivo apresenta a seguinte justificativa:

A cidade de Vitória da Conquista apresenta uma diversidade de manifestações populares, a exemplo dos Ternos de Reis, Samba, Bumba Meu Boi, Pilão de Arrueira, Cultura do Vaqueiro, Cordel, Hip-Hop, Capoeira, etc. Aliado a essa característica, é sabido da capacidade criativa que a cidade apresenta. Conta com a presença de artistas que possuem obras e trabalhos reconhecidos nacionalmente, regionalmente e internacionalmente no campo do cinema, da música, das Artes visuais, da literatura, entre outros. Podemos citar trabalhos na área das Artes Cênicas premiados em Festivais importantes do estado, além de filmes de longa e curta metragem com premiações em nível nacional e internacional”.

O coletivo também apresentou na Carta Proposta os resultados já conquistados nos últimos anos. O texto diz na íntegra:

Os artistas foram vitoriosos ao conquistarem, juntamente com apoio de alguns políticos – e, em um período de crise sanitária (surgimento da COVID-19) – a implementação das Leis de Incentivo à cultura em nível Federal e Municipal (Aldir Blanc I e a Lei Paulo Gustavo), e atualmente em implementação a PNAB (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura) que já apresenta resultados positivos para aqueles que conseguiram pleitear seus projetos nos Editais (ainda que não sejam suficientes para a demanda que a categoria apresenta), gerando renda e movimentando o setor na cidade, na região e no estado”.

A Band Conquista entrou em contato com a prefeitura de Vitória da Conquista em busca de uma justificativa para a ausência do representante do município no evento. Até o fechamento desta matéria nenhuma resposta foi enviada.

Por Amanda Motta, Matheus Guimarães e Vítor Carlo, sob supervisão

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner