MotoGP “empenhada” com Valência, mas com esforços de apoio
[ad_1]
A MotoGP diz que “continua comprometida” com a realização do GP de Valência, o último da temporada, conforme programado para novembro, mas que seu foco está no apoio depois que as enchentes na região espanhola destruíram estradas e mataram mais de 50 pessoas.
O circuito Ricardo Tormo, em Valência, está programado para sediar a tradicional rodada final da categoria rainha de 15 a 17 de novembro, além do dia de testes pós-temporada em 19 de novembro, mas isso foi colocado em dúvida depois que fortes inundações destruíram as estradas de acesso ao redor do circuito.
As autoridades da MotoGP anunciaram que o circuito não foi danificado pelas enchentes e está sendo usado como centro de socorro, após mais de 50 mortes e muitas pessoas ainda desaparecidas.
O clima torrencial atingiu a região de Valência nas últimas 24 horas, com a chuva de um mês caindo em um espaço de oito horas. Devido ao desenvolvimento da situação na região, a MotoGP pediu que o foco fosse o apoio à crise e às pessoas afetadas antes de tomar uma decisão final sobre o GP de Valência no próximo mês.
“Todos estão cientes da situação atual em Valência, causada pelas fortes chuvas e inundações”, diz um comunicado da MotoGP.
Fabio Quartararo, Yamaha Factory Racing
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
“Infelizmente, houve mais de 50 mortes na região e muitas pessoas ainda estão desaparecidas. Nossos corações estão com as vítimas e seus entes queridos”.
“Felizmente, não houve feridos dentro da equipe do circuito, mas há danos extensos no exterior da instalação, especialmente no acesso ao circuito”.
“Fomos informados de que a pista do GP em si parece estar em boas condições, embora uma avaliação completa ainda esteja em andamento”.
“Como todos devem entender, seria insensível e irresponsável falar sobre o evento [GP de Valência] no momento atual”.
“O foco deve continuar a ser ajudar as pessoas afetadas e o circuito está sendo usado como um centro de ajuda. Como MotoGP, devemos tentar ajudar de todas as formas possíveis”.
Franco Morbidelli, Yamaha Factory Racing
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
“No entanto, tanto as autoridades locais quanto a MotoGP continuam comprometidas com a realização do evento na data programada e trabalharão incansavelmente para isso”.
“Vamos acompanhar com mais informações quando estiverem disponíveis e comunicaremos o mais rápido possível se houver mudanças na configuração do evento”.
O circuito de Valência e os arredores sediaram os FIA Motorsport Games no último fim de semana, que não foram afetados, e a pista também deve sediar os testes de pré-temporada da Fórmula E entre 4 e 7 de novembro.
Mais recentemente, o GP da Emilia Romagna de 2023 foi cancelado pelos organizadores da Fórmula 1 após inundações na área.
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Pódio Cast analisa Martín x Pecco na Tailândia e reta final da temporada 2024 da MotoGP
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Fonte da notícia