Automobilismo

McLaughlin é pole e Herta bate em Gateway; Fittipaldi 15º

Piloto da Penske na IndyCar, o neozelandês Scott McLaughlin cravou, na classificação desta sexta-feira, a pole position para a etapa de Gateway da temporada 2024, cuja corrida será disputada neste sábado.

O editor recomenda:

McLaughlin fez média de 179,972 mph em duas voltas no oval de 1,25 milhas localizado nos arredores de St. Louis e, com isso, desbancou a concorrência. A pole é a quarta de Scott no ano e a sua nona na IndyCar.

“Estou muito feliz. Mas, no final das contas, amanhã é o dia que vale e vamos ver se estamos no topo das coisas”, afirmou o antigo astro dos V8 Supercars da Austrália, que corre pela Penske desde que chegou à Indy.

Scott McLaughlin, Team Penske Chevrolet, Felix Rosenqvist, Meyer Shank Racing Honda

Scott McLaughlin, Team Penske Chevrolet, Felix Rosenqvist, Meyer Shank Racing Honda

Foto de: Jake Galstad / Motorsport Images

O ritmo de McLaughlin superou o da dupla da Meyer Shank, composta pelo sueco Felix Rosenqvist e pelo norte-americano David Malukas, que ficaram em segundo e terceiro quando a sessão chegou ao fim. Rosenqvist, que ficou a apenas 0,0489s da marca da pole, não largará em segundo depois de receber uma penalidade de nove posições no grid por uma troca de motor não aprovada antes do fim de semana. 

Além de Malukas, quem ganha importante posto em relação ao quali é Josef Newgarden, norte-americano da Penske quatro vezes vencedor em Gateway e que terminou a tomada de tempo em quarto lugar, à frente do companheiro de equipe Will Power. O australiano é promovido de quinto para quarto.

Quem completa o top 5 do grid é o norte-americano Kyle Kirkwood. No quali, o piloto da Andretti ficou à frente do vencedor da temporada 2023, o bicampeão Álex Palou, da Chip Ganassi — porém, o espanhol também fez troca de motor e parte do 16º lugar no GP, logo atrás do brasileiro Pietro Fittipaldi, da RLL.

Herta bate

 

O maior incidente da classificação ocorreu após Colton Herta, pressionado para disputar a pole depois de uma primeira volta de 179,909 mph, perdeu a traseira de seu Andretti e bateu no muro da Curva 2 na segunda volta. O piloto conseguiu seguir, mas em um ritmo reduzido, com a asa traseira ‘dobrada’.

“É uma pena. Acho que a primeira volta foi boa. Não acho que teria nos dado a pole, mas acho que poderia ter nos colocado entre os cinco primeiros. Depois, não sei se desgastamos muito os pneus ou o que aconteceu, infelizmente foi isso. É uma droga”, explicou o competidor norte-americano. Veja o grid:

1 Scott McLaughlin Penske  50.007
2 David Malukas Meyer Shank  +0.131
3 Josef Newgarden Penske  +0.153
4 Will Power Penske  +0.198
5 Kyle Kirkwood Andretti  +0.436
6 Romain Grosjean Juncos  +0.463
7 Marcus Ericsson Andretti  +0.522
8 Pato O’Ward McLaren  +0.794
9 Conor Daly Carpenter  +0.804
10 Marcus Armstrong Ganassi  +0.927
11 Felix Rosenqvist Meyer Shank  +0.049
12 Rinus VeeKay Carpenter  +0.937
13 Alexander Rossi McLaren  +1.168
14 Graham Rahal RLL  +1.192
15 Pietro Fittipaldi RLL  +1.229
16 Álex Palou Ganassi  +0.451
17 Santino Ferrucci Foyt  +1.270
18 Linus Lundqvist Ganassi  +1.272
19 Scott Dixon Ganassi  +0.581
20 Nolan Siegel McLaren  +1.464
21 Ed Carpenter Carpenter  +1.494
22 Kyffin Simpson Ganassi  +1.746
23 Christian Lundgaard RLL  +1.800
24 Sting Ray Robb Foyt  +2.081
25 Colton Herta Andretti  +15.743
26 Jack Harvey Dale Coyne  
27 Katherine Legge Dale Coyne  

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #295 – O que mais surpreende na F1 2024? Debate com Fred Sabino, da Band

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!


Fonte da notícia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner