Mais quatro cidades da Bahia têm situação de emergência reconhecida por causa da estiagem
Atualmente, a Bahia registra 84 municípios com reconhecimentos de situação de emergência vigentes


O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quarta-feira (16), a situação de emergência nas cidades baianas de Ibipeba, Ibititá, Macururé e Novo Horizonte, afetadas pela estiagem. A portaria Nº 1.173 com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
As prefeituras já podem solicitar recursos ao Governo Federal por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Os recursos podem ser destinados a ações de defesa civil, como a compra de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza para residências, higiene pessoal e dormitório, entre outros itens.
A equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e valores solicitados com base nos planos de trabalho enviados. Após aprovação, uma portaria é publicada no DOU com o valor a ser liberado.
Atualmente, a Bahia registra 84 municípios reconhecimentos de situação de emergência: 64 por estiagem, 18 por chuvas intensas, um por enxurradas e um por alagamentos.
Além das cidades mencionadas, diversos municípios do sudoeste da Bahia também enfrentam os efeitos da estiagem. Em Vitória da Conquista, a prefeitura decretou situação de emergência em 11 distritos rurais: Bate-Pé, Dantilândia, Inhobim, São Sebastião, Cabeceira do Jiboia, São João da Vitória, Cercadinho, Iguá, Veredinha, Pradoso e José Gonçalves. A medida visa permitir ações emergenciais para mitigar os impactos da seca prolongada, que tem causado prejuízos à agricultura e ao abastecimento de água na região.
Outros municípios da região sudoeste que também tiveram situação de emergência reconhecida devido à estiagem são Anagé, Aracatu, Belo Campo, Boa Nova, Bom Jesus da Serra, Brumado, Caetanos, Caraíbas, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Malhada de Pedras, Mirante, Piripá, Planalto, Poções, Presidente Jânio Quadros, Tanhaçu, Tremedal e Urandi.
Por Amanda Motta, sob supervisão