ConquistaEleiçõesPolítica

Luciana Silva aponta ‘descaso’ na Saúde Pública de Vitória da Conquista

A advogada é pré-candidata a vice-prefeita na chapa de Waldenor Pereira (PT)

Na edição da última sexta-feira (19) do programa Band Cidade, recebemos no quadro “Nossa Cidade” a advogada e pré-candidata a vice-prefeita de Vitória da Conquista, Luciana Silva (PSB), da chapa de Waldenor Pereira (PT). A advogada foi eleita como primeira mulher presidente da OAB de Vitória da Conquista em 2021.

A pré-candidata destacou na entrevista sua trajetória na cidade, incluindo sua história na união de mulheres por mais de 16 anos e como essa força da mulher pode contribuir para a Democracia e o desenvolvimento de Conquista e região.

Luciana Silva, que tem acompanhado a gestão do pré-candidato a prefeito na qual ela passou a fazer parte, comentou sobre o que mais tem sido percebido em suas andanças pelas regiões urbana e rural:

Tem alguns pontos que perpassa por todo o município, seja na zona rural, seja na zona urbana. Um deles, que a gente escuta demais, que é a sensação de abandono, é a saúde pública, principalmente quando a gente fala da saúde primária, que são os postos de saúde. A gente escuta que não tem médico, que serviço odontológico é inexistente e que faltam materiais básicos.

Nesse contexto, a advogada aproveitou para relembrar sobre o caso da “CPI da Saúde”, que foi pauta na Câmara Municipal de Vereadores de Vitória da Conquista, alguns meses atrás, e da exoneração do ex-secretário de saúde, Vinícius Rodrigues, devido uma ação judicial por suspeita de abuso do poder no período que antecede as eleições municipais de 2024.

E hoje, o que é que a gente observa? É o total descaso com a saúde da nossa população. Fiquei muito triste quando vi a Polícia Federal na porta da Secretaria de Saúde. Quando a gente viu que a atual gestão já sabia de toda a suspeita de desvio de recursos, mas não tirou quem estava com a suspeita de ter praticado, dos seus cargos. Foi necessário uma decisão judicial para que fizessem isso. Mais recentemente nós lemos aqui nos Blogs da cidade, que apontaram que o ex-secretário de saúde, sai da secretaria depois em que há uma ação judicial.

Um dos ouvintes da edição do programa, aproveitou a oportunidade da entrevista com a pré-candidata a vice-prefeita e a questionou qual seria a possível solução para esse problema da saúde. Luciana afirmou que “não tem dúvida que tem solução” e explicou como isso poderia ser feito:

A gente precisa apontar essa solução, primeiramente, tendo um projeto sério, tendo uma boa gestão. Conquista tem recursos, não só no seu orçamento como um todo, mas recursos para a saúde, e para que esses recursos cheguem à população o primeiro ponto é que a gente tenha projetos, projetos sérios. Que esse dinheiro não seja desviado, seja alocado, seja investido efetivamente na saúde.

Entre outros assuntos discutidos na entrevista, temas como educação e desvio de verba, além da situação de alguns bairros de Conquista, foram explanados pela pré-candidata, que sobre esse último questionou a atual gestão da prefeitura, o porquê de não ter sido feito algo durante os 4 anos de governo:

Teve quatro anos, por que não fez? Por que só agora que está prometendo? A população hoje é crítica, a população é atenta.

No final da entrevista, Luciana Silva aproveitou para enfatizar que o governo em que ela e sua chapa apoiam é diferente da gestão da prefeitura atual.

Diferente da atual gestão que andava com um presidente que na época da Covid ficava imitando as pessoas e dando risada das pessoas morrendo por falta de ar, o nosso governo é o governo da vida.

Em suas considerações finais, a pré-candidata a vice-prefeita de Conquista afirmou que a chapa a qual faz parte “conhece a política e a gestão municipal” e afirmou que “Vitória da Conquista precisa voltar a brilhar, precisa voltar a ser a ‘joia do sertão’, onde as pessoas tinham saúde, educação e infraestrutura.”

Ouça a entrevista na íntegra.

Por Vitor Carlo 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner