BahiaSaúde

Jerônimo Rodrigues propõe reajuste salarial para servidores da saúde: aumento de até 13,63% até 2026

O projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) nesta quarta-feira (23) visa beneficiar mais de 13 mil profissionais da saúde com aumento salarial progressivo.

O governador Jerônimo Rodrigues encaminhou à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), nesta quarta-feira (23), um projeto de lei que propõe um reajuste salarial acumulado de 13,63% para todos os servidores estaduais das áreas de saúde. Caso aprovado, o projeto beneficiará mais de 13 mil trabalhadores, incluindo funcionários ativos, aposentados e pensionistas.

A iniciativa visa beneficiar as 31 categorias que integram o grupo ocupacional Serviços Públicos de Saúde. Isso inclui auxiliares e técnicos de áreas como Enfermagem, Nutrição e Dietética, Higiene Dental e Patologia Clínica, além de profissionais de graduação superior, como assistentes sociais, biólogos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, odontólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

A proposta prevê um aumento escalonado, dividido em quatro parcelas. Em 2025, o reajuste será de 4% retroativo a março e 2,5% em junho. Em 2026, serão aplicados mais dois reajustes de 4% em março e 2,5% em junho. Os servidores inativos receberão os reajustes conforme as condições adotadas no momento da aposentadoria.

A medida também contempla servidores efetivos, incluindo os profissionais contratados por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). Segundo a secretária da Saúde, Roberta Santana, o reajuste é uma ação de valorização dos trabalhadores, mas ela ressaltou que o trabalho não se encerra com essa proposta.

O diálogo com os sindicatos continuará aberto. Foi um diálogo estabelecido com o sindicato, conduzido também pela Secretaria de Administração, pela Secretaria de Relações Institucionais, mas a mesa de diálogo permanece aberta. Essa é uma marca importante que não deve ser esquecida pelos trabalhadores. Teremos muitos avanços para os trabalhadores da saúde do nosso estado”, afirmou Roberta.

YOUTUBE band fm conquista

A medida, que está em análise pela Alba, terá um impacto financeiro significativo nas contas do Estado. Somente este ano, o reajuste deve gerar um custo adicional de R$ 101,7 milhões na folha de pagamento. Para 2026, a previsão é que esse valor chegue a cerca de R$ 246,8 milhões.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner