BahiaConquistaEventosPolíticaSalvadorSudoeste

Jerônimo Rodrigues, fala sobre entregas importantes para a educação e infraestrutura Vitória da Conquista

Entre os projetos destacados, um dos mais aguardados é o novo complexo educacional, que será entregue até o final deste ano.

Em um recente pronunciamento, na manhã desta sexta-feira (4), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, fez importantes anúncios sobre projetos de infraestrutura e educação que beneficiarão a cidade de Vitória da Conquista e a região sudoeste do estado. “A expectativa nossa, é que a gente possa entregar o complexo. Eram três escolas, uma colada na outra, e nós criamos um conceito de que uma escola vizinha da outra não tinha que ter muro, era fazer uma escola só. Essa escola deve ultrapassar aí dois mil estudantes. É uma escola grande, é um complexo, é um complexo de educação, mas tem também um complexo esportivo dentro dela, com piscina, quadra, campos, teatro. É uma escola muito importante para a gente”, afirmou o governador. A nova escola, que será um marco para a educação na região, também contará com um complexo esportivo, oferecendo uma gama de atividades para os estudantes.

Além disso, o governador destacou outros projetos importantes, como a revitalização de avenidas e a melhoria da infraestrutura da cidade. “Nós estaremos até o final do ano com fé em Deus fazendo essa entrega e eu também tenho previsto receber a prefeita. Meu gabinete está tratando para a gente possa fazer o que estou fazendo aqui com galinho, vamos fazer também com a prefeita para a gente entender”, disse. Entre as obras, a Avenida Getúlio Vargas, que sofreu atraso devido a problemas com a empresa responsável, deve ser concluída em breve, incluindo a implantação de iluminação pública.

Outra ação que chamou atenção foi a obra de ligação entre o município de Vitória da Conquista e Caetanos, que visa beneficiar a cidade com melhorias na estrada. “Um bom pedaço desse trecho da estrada que vai para Caetanos beneficia Vitória da Conquista”, explicou o governador.

O tema da segurança viária também foi abordado, com o anúncio de um projeto para a construção de um viaduto na entrada de Vitória da Conquista, que tem como objetivo reduzir acidentes e melhorar o tráfego para quem vai ao Centro Industrial da cidade.

No campo educacional, o governador ressaltou a importância da capacitação contínua dos professores. “Essa capacitação dos professores e da educação como um todo é permanente. Esse ano é um ano de avaliação de IDEB, nós estamos nos debruçando um pouco mais sobre isso”, destacou. Ele também mencionou a recente sanção da lei que reajusta os salários dos professores da rede estadual de educação, incluindo os professores indígenas, que agora têm acesso ao piso salarial.

YOUTUBE band fm conquista

“Eu sancionei, sancionei na semana passada, a lei de reajuste dos salários, dos vencimentos da rede estadual de educação. Nós, inclusive, colocamos no mesmo patamar os professores indígenas, que não tinham acesso ao piso. Então, todos os professores, todos, da rede estadual de educação da Bahia, recebem o piso”, afirmou.

Além disso, o governador mencionou o aumento do piso salarial dos professores estaduais da Bahia, que agora é superior ao piso nacional. “Nosso piso da Bahia é maior 2% do que o piso estabelecido nacionalmente”, disse, enfatizando a melhoria nas condições de trabalho dos educadores.

Entretanto, o governador também fez uma ressalva sobre o pagamento do piso para uma parte dos profissionais. “Aproximadamente 800 pessoas, não chega a mil, não recebem o piso, porque elas não estão enquadradas nas condições. Quem tem que receber o piso precisa passar por um processo de evolução na formação”, explicou, destacando que um processo de qualificação foi aberto para que esses professores possam se enquadrar e receber o benefício.

Por fim, ele fez um balanço positivo do reajuste salarial dos professores, destacando que o valor é superior ao piso nacional e que o acordo foi firmado com o sindicato da categoria. “O reajuste foi da ordem de quase 7% de reajuste salarial”, concluiu, reforçando o compromisso com a melhoria da educação na Bahia.

Confira a entrevista completa:

por Ana Flávia Costa, sob supervisão

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner