
Durante entrevista concedida na manhã desta sexta-feira (11), em Jequié, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, abordou uma série de temas ligados à infraestrutura e serviços públicos no estado. A entrevista foi concedida a um pool de rádios, incluindo a Band Conquista, e destacou críticas às concessões federais e anúncios de obras para a região.
Segundo o governador, a Bahia tem sido prejudicada por contratos de concessão mal executados, especialmente nas áreas de energia elétrica, ferrovias e rodovias federais. Um dos principais alvos da crítica foi a ViaBahia, concessionária responsável pela BR-116, que liga Feira de Santana a Salvador e segue até a divisa com Minas Gerais.
“O grupo que assumiu a concessão da energia elétrica não cumpriu sua responsabilidade. Falta energia em regiões como o Litoral Norte, Extremo Sul, Chapada, Oeste e Sudoeste. No caso da ViaBahia, o contrato de 30 anos não foi cumprido. Trechos importantes como os viadutos de Vitória da Conquista e a duplicação da estrada até Paraguaçu não foram concluídos”, criticou.
Jerônimo informou que o Tribunal de Contas da União (TCU) já autorizou a substituição da ViaBahia e que o governo federal deve realizar um novo processo de concessão. “Enquanto isso, haverá uma gestão temporária para garantir a manutenção das rodovias, com apoio do DNIT e do Ministério dos Transportes”, afirmou.
Investimentos em estradas, água, educação e saúde
O governador também aproveitou para anunciar uma série de investimentos e obras em andamento em Vitória da Conquista e região. Ele citou o avanço da duplicação da Avenida Presidente Vargas e de outras estradas, como as que ligam os distritos de Bate-Pé e Zé Gonçalves à sede municipal.
“Estamos com a via Presidente Vargas com o piso pronto, agora na parte de iluminação. Tivemos dificuldades com a empresa responsável, mas conseguimos resolver. Queremos muito entregar essas estradas à população”, disse.
Jerônimo também mencionou o projeto para construção de um Centro de Convenções em Vitória da Conquista, que está sendo discutido com o governo federal. Outro destaque foi a situação da barragem que abastece a cidade. “Tivemos problemas com a empresa que ganhou a licitação, mas estamos cuidando para resolver isso definitivamente”, afirmou.
Na área da educação e saúde, o governador reforçou que há entregas programadas. “Temos o complexo educacional, anúncios de novas escolas, áreas da saúde, e agendas com o Hospital de Base. No ano passado, fizemos uma reunião com empresários e vamos retomar essa agenda. Em breve, estaremos em Conquista para fazer novos anúncios e entregas”, garantiu.
Obras em Jequié
Durante a entrevista, o superintendente de Infraestrutura de Transporte da Bahia, Saulo Pontes, também atualizou a população sobre obras em Jequié. Ele anunciou a entrega de um trecho de 4,6 km da BA-130, que faz parte do anel viário da cidade. A obra teve investimento de R$ 15 milhões e será complementada por mais 8,6 km, que ainda aguardam formalização do governo federal para que o DNIT assuma a manutenção.