
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), realiza nos dias 14 e 15 de maio, nos municípios de Ipirá e Jequié, a formação “Vamos pro Lab”, iniciativa voltada à qualificação de educadores da rede estadual e municipal para o uso pedagógico dos laboratórios escolares.
A ação formativa contemplará docentes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) 08, 14, 15, 20 e 22, com foco na utilização dos laboratórios como espaços de aprendizagem alinhados ao Currículo de Educação Científica da Bahia. Com carga horária total de 60 horas (12 presenciais e 48 online), a formação deve alcançar cerca de 500 educadores dos 27 NTEs do estado até julho de 2025.
Durante os encontros, os participantes terão acesso a oficinas temáticas sobre introdução aos laboratórios escolares, segurança e integração ao planejamento pedagógico. A programação inclui também uma mostra interativa com recursos como chroma key, arduino, makey makey, experimentos assimétricos e aplicações de inteligência artificial.
De acordo com o coordenador de Aprendizagem Criativa e Cultura Maker do IAT, Arlindo Santiago, a proposta visa fortalecer os laboratórios escolares como ambientes de experimentação científica, inovação e criatividade, além de promover práticas pedagógicas alinhadas à abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).
“A formação conecta teoria e prática, estimula projetos com foco em soluções sustentáveis e valoriza o protagonismo docente, sempre em sintonia com os princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, explica Santiago.
Para a professora Talita Souza, do NTE 26, que participou da edição anterior em Salvador, a formação representa um avanço significativo. “Saio daqui com ideias e propostas muito boas para aplicar com meus alunos. Todo o conhecimento adquirido certamente vai contribuir para promover o pensamento científico em sala de aula”, afirmou.
A iniciativa integra a política de regime de colaboração entre Estado e municípios, com o objetivo de ampliar o letramento científico, a interdisciplinaridade e a sustentabilidade nas escolas baianas, por meio de práticas pedagógicas ativas e contextualizadas.