Os eleitores de Vitória da Conquista já têm quatro nomes que concorrem à prefeitura da cidade com as candidaturas confirmadas. No sábado (3), as duas últimas convenções partidárias confirmaram os nomes de Waldenor Pereira (PT) e Lucia Rocha (MDB) como candidatos à prefeitura. Antes disso, Sheila Lemos (UB) e Marcos Adriano já haviam confirmado as candidaturas.
Lúcia Rocha – No Centro de Convenções Divaldo Franco, no bairro Alto Maron, o MDB lançou a candidatura de Lúcia Rocha à prefeitura de Vitória da Conquista. A vereadora, que busca agora o comando do Executivo municipal, formou chapa com o também vereador, advogado e delegado de Polícia Civil, Marcus Vinícius (Podemos).
Lúcia e Marcus lideram a coligação “A mãe tá on”, composta por MDB, PRTB e Podemos. Juntas, as legendas lançarão 72 candidatos à Câmara Municipal.
A convenção do MDB contou com a presença de figuras importantes da política baiana, como Jayme Vieira Lima Filho, presidente estadual do MDB, Paulo Maurício Júnior, presidente municipal do MDB, Gabriel de Cássia, presidente do PRTB, e Luís Vasconcelos, presidente do Podemos.
Waldenor Pereira – Também no sábado (3), o PT lançou a candidatura de Waldenor Pereira à prefeitura de Vitória da Conquista. O evento aconteceu no Complexo Integrado de Educação Básica (Cieb), na Av. Frei Benjamin, no bairro Brasil, e reuniu apoiadores e lideranças políticas.
Waldenor, que atualmente é deputado federal, busca o comando do município ao lado da advogada Luciana Silva (PSB), que é candidata a vice-prefeita. A chapa é encabeçada pela coligação “A força pra mudar Conquista”, composta por sete partidos: PCdoB, PV, PSB, PSD, a federação PSOL-Rede e o próprio PT. Essas legendas lançarão 90 candidatos à Câmara Municipal.
A convenção do PT contou com a presença de líderes políticos como o senador petista Jaques Wagner, o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Quinho Tigre, e Isaac Bonfim, presidente do PT no município.
Propostas de governo – Durante os eventos, os candidatos apresentaram suas principais propostas de governo. Lúcia Rocha destacou a necessidade de políticas públicas que promovam a inclusão social e o desenvolvimento econômico, especialmente para os setores mais vulneráveis da população.
Waldenor Pereira, por sua vez, ressaltou a importância de investir na região oeste de Conquista, ocupando a área do antigo aeroporto para impulsionar a economia local, gerando renda e emprego.
Cenário eleitoral
Além da chapa de Waldenor Pereira e Lúcia Rocha outras candidaturas foram oficializadas recentemente:
União Brasil: A atual prefeita Sheila Lemos busca reeleição em uma coligação com Republicanos, PSDB, PL, PP, PDT e PRD. A convenção foi realizada em 20 de julho, no Olimpo Palace.
Avante: o advogado Marcos Adriano lançou sua candidatura com Ariana Mota como vice, sem coligações, em 24 de julho.
Por Ana Carolina Bastos