
O Festival Suíça Bahiana (FSB) acaba de conquistar uma importante conquista para a cena musical independente: o Selo IGUAL, uma chancela do Women’s Music Event (WME). O selo reconhece eventos e iniciativas que promovem a equidade de gênero na indústria da música, destacando práticas inclusivas em diversos aspectos, como line-ups, equipes de produção e comunicação.
Criado em 2021, o Selo IGUAL tem como principal objetivo aumentar a diversidade nas produções musicais em todo o Brasil, apoiando a criação de espaços mais igualitários para mulheres e outros grupos marginalizados no setor. Para o FSB, essa conquista é um marco que reforça sua missão de promover a inclusão e a diversidade.
“Desde a nossa criação, o Festival Suíça Bahiana busca dar visibilidade a uma cena musical mais plural e acessível. Receber o Selo IGUAL do WME é um reconhecimento importante desse compromisso e um incentivo para que possamos continuar avançando na representatividade dentro da música”, declara Ana Luiza Dias, produtora do FSB.
Sobre o Women’s Music Event
O Women’s Music Event (WME) surgiu em 2016 com o objetivo de aumentar o protagonismo das mulheres na música. Idealizado pela jornalista, DJ e produtora cultural Claudia Assef, juntamente com a manager e curadora musical Monique Dardenne, a plataforma se consolidou como um dos maiores impulsionadores da equidade de gênero no setor.
Inscrições abertas para o edital de showcases do Festival Suíça Bahiana
Além de celebrar a conquista do selo, o Festival Suíça Bahiana já está com inscrições abertas para o edital de showcases da sua 11ª edição, que acontece em 2025. O evento, marcado para os dias 18 e 19 de outubro, em Vitória da Conquista (BA), selecionará dez artistas ou bandas para se apresentarem no festival. As inscrições, gratuitas, podem ser realizadas até 31 de março por meio de um formulário digital.
O edital tem como foco dar visibilidade a novos talentos da música independente, sempre priorizando a diversidade e a representatividade de gênero. Um dos critérios principais do processo seletivo é a presença de mulheres na composição dos projetos inscritos.