Economia

Fala de Lula sobre câmbio passa do ponto e não ajuda governo

A culpa por toda a desvalorização do câmbio não é do presidente Lula. Está longe disso. O que temos hoje é um cenário onde a economia brasileira, que é periférica, tem uma moeda muito líquida. O mercado internacional chama de ‘moeda commodity’, que é usada pelos especuladores para montar posições, defender-se de incertezas e proteger seus patrimônios. André Roncaglia, economista

Roncaglia explicou que o cenário de incertezas econômicas nos Estados Unidos tem influência decisiva para a desvalorização cambial em todo o mundo. Porém, embora tenham relevância menor dentro deste quadro, as declarações de Lula ajudam a catalisar esse processo no Brasil.

O que acontece em um cenário incerto, como vemos lá fora? Os Estados Unidos estão mantendo sua taxa de juros muito elevada e as de longo prazo, que não são diretamente controladas pelo Banco Central americano, estão subindo de maneira sistemática. O efeito da incerteza fiscal nos EUA faz com que o mundo inteiro perca dólares.

Historicamente, a América Latina é um lugar para o qual os dólares vêm com muita facilidade e saem com uma facilidade ainda maior. Em cenários de incerteza, a volatilidade cambial é mais intensa aqui na nossa região.

O Brasil, particularmente, tem uma comporta mais aberta. No topo de todos esses elementos básicos, as falas de Lula acabam gerando um fator adicional que acaba justificando esse ataque especulativo contra a moeda. México, Colômbia, Chile e Argentina vêm sofrendo esse processo de desvalorização cambial, mas a nossa tem sido mais intensa por conta dessas declarações. André Roncaglia, economista

Sakamoto: Milei xinga Lula pra disfarçar a fome que impôs aos argentinos


Fonte da notícia

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner