
O estudante Juan do Nascimento Pereira, de 14 anos, morador de Condeúba, no sudoeste da Bahia, venceu a etapa estadual do 54º Concurso Internacional de Redação de Cartas.
Juan é aluno do 8º ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Dr. Tranquilino Leovigildo Torres e se destacou entre centenas de participantes com uma carta que dá voz ao oceano, tema proposto nesta edição. Ele irá receber um prêmio de R$ 2,3 mil, e sua escola receberá R$ 2,5 mil, conforme estabelecido pelo regulamento.
O segundo colocado foi Sabrina Souza Carvalho, do município de Licínio de Almeida, também do sudoeste baiano, e o terceiro lugar foi ocupado por Luísa Scarpa Zanon, de Barreiras, no oeste da Bahia.
O concurso, que é promovido anualmente pelos Correios, teve o tema: “Imagine que você é o oceano. Escreva uma carta a alguém para explicar-lhe por que ele deveria cuidar de você e como deveria fazê-lo”, e desafiou os participantes a refletirem sobre a preservação dos mares, destacando a importância da consciência ambiental desde a juventude.
A carta de Juan seguiu para a fase nacional, para concorrer com outros textos de estudantes de todo o país, mas as três melhores já foram definidas: Beatriz Kfouri Azevedo (Aracajú-SE), Ana Luíza Costa Silva (Dom Pedro-MA) e Sâmia Gabriele Freitas Costa (Parnaíba-PI).
Dentre elas, a redação vencedora irá para a fase internacional, promovida pela União Postal Universal (UPU).
O concurso deste ano reuniu 3.881 cartas em todo o Brasil, com participantes matriculados em 1.918 escolas. Na Bahia, foram 130 textos enviados por 65 instituições de ensino.
O Concurso Internacional de Redação de Cartas foi criado há mais de cinco anos, e busca estimular a escrita entre os jovens, promovendo também a educação e cidadania. O Brasil já conquistou três medalhas de ouro, duas de prata, duas de bronze e seis menções honrosas ao longo da história do concurso.
Em 2024, a carta vencedora foi escrita por uma estudante do Quênia.