Estão definidas as finais do BT100 BH Alto Giro, torneio internacional de beach tennis disputado nas areias da Arena RM, a mais nova arena esportiva da capital mineira, localizada no Espaço 356, no bairro de Olhos D’Água. Foto: de costas, Samantha Barijan (preto) e Julianna Martins (azul) / Crédito: Marcos Luciani
No feminino, a grande decisão coloca frente a frente dois dos maiores nomes do Brasil na modalidade. A parceria da ex-número 1 mundial Joana Cortez encara a dupla encabeçada por Samantha Barijan, outra brasileira a liderar o ranking da Federação Internacional de Tênis (ITF).
Quatro vezes campeã mundial, três por equipes com o Brasil e uma de duplas feminina, a carioca Joana Cortez busca o título em Belo Horizonte ao lado da mineira Graziele Silva. Neste sábado (11), as duas precisaram superar rodada dupla para alcançar a final.
Nas quartas, Cortez e Silva bateram com tranquilidade Mariane Camargo e Maria Luiza Sartori com um duplo 6/1. Mas nas semifinais encararam um jogo duríssimo contra a parceria de Marília Câmara e Flávia Muniz, ex-top 5 mundial campeã Pan-Americana e Sul-Americana vestindo as cores do Brasil. As favoritas precisaram do super tie-break para fechar o jogo contra as cabeças 3, parciais de 6/2, 5/7 e 10/4. No segundo set, Cortez e Silva chegaram a ter 5/2, desperdiçaram seis match-points e perderam a parcial.
“A gente acreditou até o final. No primeiro set fizemos um jogo perfeito. Mas o beach tennis é muito rápido, a margem de erro é muito pequena. O jogo vira e depois não pode deixar o mental se perder completamente. Eu saquei muito mal ali no 6 a 5. E o jogo é assim. O jogo de 20 tênis ali teve uma sorte ou outra. As adversárias jogaram muito bem, e a gente já esperava um jogo duro, são duas grandes atletas. E jogaram muito bem o final do segundo set e souberam aproveitar. Mas no super tie-break a gente foi ao banheiro, zerou a mente, respirou e falamos ‘vamos lá, começar de novo’. Acho que isso que é maravilhoso no esporte”, contou Cortez.
Do outro lado da decisão feminina está a dupla cabeça 2, formada pela campeã mundial e tricampeã pan-americana Samantha Barijan e Julianna Martins. Nas quartas, as segundas favoritas bateram as cabeças 8 Yasmine Aires e Letícia Salgado, com 6/3 6/1. Já nas semis venceram as quartas favoritas Camila Gouvea e Raquel Iotte por 6/3 e 7/6 (3). Barijan também tem título mundial pelo Brasil.
No masculino, o ex-top 10 mundial, o carioca Diogo Carneiro, e o paulista do Guarujá (SP) derrotaram Rafael Luzzi e Matheus Giovannini por 6/1 6/4 e buscam o troféu contra a dupla baiana de Augusto Oliveira e Murilo Valadares que derrotaram os paulistas Davi Ballerini e Luis Lima por 2/6 6/1 10/7.
A final feminina começa a partir das 10h e a masculina vem logo a seguir, ambos com transmissão do canal PlayBT no Youtube.
O BT100 BH Alto Giro é uma idealização de Rafael Moura, produzido por Zenith e Batata Bowl Entertainment. O torneio distribui 100 pontos no ranking da Federação Internacional de Tênis (ITF) e 10 mil dólares em premiações (R$ 52 mil), e será disputado na Arena RM até o próximo domingo. O local conta com 15 quadras, sendo uma central, e o complexo ainda tem seis quadras de padel e mais três de pickleball.