Band NewsConquistaSaúdeSudoeste

Doenças ortopédicas se tornam mais comuns devido ao uso excessivo de celular

Médico ortopedista destaca, em entrevista à Band Conquista, que diabetes, tabagismo, doenças metabólicas e fatores hormonais influenciam para o aumento destas comorbidades

As mãos são estruturas complexas compostas por ossos, músculos, tendões, ligamentos e nervos, fundamentais para quase todas as atividades cotidianas. Por isso, estão sujeitas a uma série de condições que podem comprometer sua funcionalidade e causar dor ou desconforto.

Segundo o médico ortopedista, especialista em cirurgia de mão e professor de medicina da Unex, Rafael Barbosa, doenças como síndrome do túnel do carpo, tendinites, cistos sinoviais ou tumores, fraturas ou as lesões traumáticas, são as principais causas de atendimentos ortopédicos. Estes pacientes costumam ser acometidos por sintomas como dores, inchaço nas articulações, vermelhidão e calor local.

Em entrevista ao Jornal Band News desta quinta-feira (14), o médico destacou que o uso de celulares tem influenciado para o crescimento de problemas relacionados às mãos:

“Hoje em dia a gente tem um estilo de vida muito acelerado, diferente do que era antigamente. Então, principalmente hoje com o uso dos aparelhos eletrônicos, principalmente os celulares. Hoje em dia as crianças, os jovens estão cada vez mais, de forma mais precoce, fazendo o uso desses dispositivos. Então, ali acaba gerando uma postura prolongada, uma má postura, na verdade, ou um uso excessivo dos dedos de forma repetitiva. Os próprios trabalhos hoje em dia, de escritório, trabalho de home office, também se tornou muito comum”

Além disso, doenças como diabetes, tabagismo, doenças metabólicas e fatores hormonais influenciam para o aumento destas comorbidades, que podem gerar sequelas irreparáveis, caso não sejam tratadas.

YOUTUBE band fm conquista

O médico destacou também a necessidade de cuidados preventivos:

“Primeiramente, fazer intervalos seriados durante suas atividades. Durante esse intervalo, é muito importante fazer alguns exercícios de alongamento, isso aí evita aquela postura prolongada das articulações. Então, é importante alongar, fazer mobilidade e essas pausas seriadas. Outro ponto também seria a questão da ergonomia, a questão postural. Então, assim, trabalhar sempre no ambiente onde altura, distância, esteja totalmente adequada. O uso do computador, o teclado, então a altura tem que estar sempre correspondente a uma altura confortável”

A fisioterapia é uma grande aliada da ortopedia, tanto como agente preventivo, quanto tratamento das doenças ortopédicas.

Confira a entrevista completa aqui:

Por Amanda Motta e Vitor Carlo, sob supervisão

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner