Em entrevista ao Jornal Band News desta quinta-feira (21), o professor e coordenador do curso de medicina da Unex, Diêgo Ferraz, falou sobre a contribuição do curso no desenvolvimento da saúde no estado:
“Nosso curso se preocupa muito em atender as novas legislações da formação médica, mas, sobretudo de trazer um curso voltado pra formação humanística, pra formação generalista, pra um ensino prático muito cedo, pra formação de um médico que seja cada vez mais atento as dinâmicas e a mudança no perfil aí de saúde da nossa população.”
Sendo conceito 5 no MEC, o curso conta com uma estrutura de ponta. Tendo um parque de simulação tecnológico, a Unex oferece disciplinas práticas desde o primeiro semestre, para que o aluno, antes mesmo de ter o contato com paciente, realize treinamentos com bonecos de simulação realística e tenha familiaridade com a área.
“Nós tínhamos essa prerrogativa de ter um campo de simulação prática, de ter um parque tecnológico muito avançado, de ter um olhar muito atento às questões sociais da comunidade como forma e como resposta na formação médica desses alunos. De ter também a abordagem prática desde o início e, sobretudo, nossa abordagem interdisciplinar e humanizada formando um profissional atento e sensível à questão de lidar com uma equipe multiprofissional hoje no cenário de saúde”, pontuou.
A UnexMED, atráves de parcerias com hospitais e unidades de saúde, realiza atendimentos e estágios, contribuindo e dando uma devolutiva a rede de saúde municipal e regional.
“Nosso curso, ele nasce também com um compromisso de fazer uma devolutiva ao sistema único de saúde, ao SUS, com ampliação de unidade, com reforma de unidade. Nós já estamos aí em projeto em discussão também com os órgãos públicos e com a gestão municipal de saúde de construção de novas unidades em bairros que não são atendidos hoje por unidade de saúde da família, propiciando uma maior cobertura em atenção e uma valorização, da devolutiva de que essa população seja atendida”
Na entrevista professor também destacou a construção da clínica integrada de saúde como um projeto para o próximo ano, com a finalidade de realizar atendimentos de diversas áreas médicas em um bairro que ainda não tenha cobertura de saúde pública.
Por Amanda Motta, sob supervisão