conheça o buraco negro Porfírio
[ad_1]
Normalmente, quando obtemos uma nova capacidade de observação, como a combinação de amplo campo de visão e sensibilidade muito elevada a estruturas extensas do Lofar, encontramos algo novo, mas ainda assim foi muito emocionante ver tantos destes objetos emergindo. Martin Hardcastle, co-autor do estudo e professor de astrofísica na Universidade de Hertfordshire, na Inglaterra, ao Caltech
Para encontrar a galáxia de onde o Porfírio se originou, os cientistas usaram um conjunto de equipamentos. Um deles, o GMRT (Giant Metrewave Radio Telescope), fica na Índia. Outro, o projeto chamado Desi (Dark Energy Spectroscopic Instrument), opera no Kitt Peak National Observatory, no Arizona (EUA). De acordo com as observações dos pesquisadores, a origem dos jatos é uma galáxia “robusta”, cerca de dez vezes mais massiva que a nossa Via Láctea.
Distância da Terra e buraco negro radioativo. Com os registros feios pelo Observatório W. M. Keck, no Havaí (EUA), que também fez parte do estudo, os cientistas definiram a distância do Porfírio em relação à Terra: 7,5 bilhões de anos-luz. As observações do W. M. Keck também indicam que o Porfírio emergiu de um buraco negro ativo em modo radioativo.
Quando os buracos negros supermassivos se tornam ativos, as estruturas emitem energia em forma de radiação ou de jatos. Segundo os pesquisadores, os buracos negros em modo radioativo eram mais comuns no universo “jovem” ou “distante”, enquanto os buracos negros em modo jato são mais comuns no universo atual.
O que a descoberta significa?
Porfírio indica que os sistemas de jatos podem ter tido maior impacto no universo do que se imaginava. Segundo os cientistas, jatos em buracos negros podem ter influenciado a formação das galáxias conhecidas atualmente, tendo alcançado uma porção maior da teia cósmica. “Se jatos distantes como estes conseguem atingir a escala da teia cósmica, então todos os lugares do universo podem ter sido afetados pela atividade de buracos negros em algum momento do tempo cósmico”, explica Oei.
[ad_2]
Fonte da notícia