Tecnologia

Conheça a Grok, IA de Elon Musk que quer derrubar ChatGPT

Outro diferencial do chatbot, segundo a empresa, é sua atualização constante em tempo real, a partir de dados extraídos da plataforma X. O ChatGPT, por exemplo, é alimentado por conteúdos da web mas não possui a capacidade de comentar eventos em tempo real. A última atualização de conhecimento de seu modelo mais poderoso, o GPT-4, é de abril de 2023. Já a versão gratuita, de janeiro de 2022.

O Grok pode ser útil para usuários assíduos do próprio X, uma vez que ele é capaz de dar contextos de trending topics e posts em alta dentro da própria plataforma, reforçando o ecossistema da empresa de Musk e sua ideia de criar um super-app, um “aplicativo para tudo”.

Em testes acadêmicos, o Grok superou a versão gratuita do ChatGPT (o GPT-3.5) em desempenho, mas não o GPT-4. A versão paga do chatbot da OpenAI também ganha na quantidade de recursos, incluindo geração de imagens, com o DALL-E 3, navegação via Bing, análise de dados avançada e suas centenas de plugins adicionais de desenvolvedores terceirizados.

Grok ou Groq?

O Grok é uma das mais recentes adições na crescente lista de empresas que estão investindo em seus próprios chatbots baseados em LLM (modelos amplos de linguagem), como o Gemini, do Google, o Claude AI, da Anthropic, o Meta AI, entre outros.

Um desses novos modelos, inclusive, pode ser facilmente confundido com o chatbot da xAI, o Groq, que se destaca pela capacidade de geração de respostas quase instantâneas. A Groq Inc. afirma que o segredo de seu modelo é o uso de uma Unidade de Processamento de Linguagem (LPU) em vez de uma Unidade de Processamento Gráfico (GPU), um chip proprietário.




Fonte da notícia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner