Como são os trens de alta velocidade que operam na França conectando com o restante da Europa
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Sistema, que ainda percorre por Reino Unido, Alemanha, Itália e Espanha, sofre impactos desde a madrugada desta sexta após um ato de vandalismo. Em 40 anos, os trens já transportaram 3 bilhões de passageiros, segundo a RFI. TGV francês
Thibaud MORITZ / AFP
A poucas horas da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris 2024, os trens de alta velocidade da França, conhecidos como TGV, sofreram um ataque. Segundo a imprensa local, o ato de vandalismo ocorreu durante a madrugada.
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Os vândalos roubaram e incendiaram cabos de fibra óptica que enviam informações sobre os trajetos dos trens para a segurança dos motoristas.
Os sistemas de TGV conectam a França com países vizinhos e são muito utilizados por turistas e moradores da Europa. O g1 mostra abaixo algumas curiosidades desse serviço:
🇫🇷 os trens de alta velocidade na França começaram a operar no dia 22 de setembro de 1981 entre as cidades de Paris e Lyon. Eles foram inaugurados durante o governo socialista de François Mitterrand, morto em 8 de janeiro de 1996 em consequência de um câncer;
🚉 o primeiro modelo foi batizado de TGV Sud-Est e, segundo o jornal The Guardian, o trem foi desenvolvido pelo designer francês Jacques Cooper e construído pela também francesa Alstom. O veículo carregava o nome SNCF na frente, companhia que até hoje opera os trens de alta velocidade no país, e tinha as cores laranja e branco;
🚆 os TGVs podem atingir uma velocidade de até 320 km/hora, assim como o trem-bala japonês Shinkansen 500.
Trem de alta velocidade francês
site SNCF
🎫 até setembro de 2021, quando completou 40 anos, a SNCF informou que os TGVs da França já tinham transportado cerca de 3 bilhões de passageiros, segundo a RFI.
🗼 Na cerimônia de aniversário, a SNCF anunciou que estava adquirindo o TGV M, com capacidade para receber mais passageiros, com melhor aerodinâmica e mais conforto. A previsão de início de circulação era em 2024, mas a Alstom confirmou ao g1 que adiou a entrega para 2025.
🇪🇺 os TGVs que partem da França podem entrar em países da Europa, como Reino Unido, Alemanha, Itália, Espanha e Suíça.
🚄 com o passar do tempo, a SNCF criou várias categorias de TGVs, algumas mais em conta e outras mais cara. Por exemplo, o TGV OUIGO percorre por até 50 destinos dentro da França com a promessa de preços mais baixos;
💶 os preços das viagens vão depender do destino, período da compra e a classe selecionada. Por exemplo, um trajeto de Paris (França) até Barcelona (Espanha) de ida e volta em agosto saiu por € 219 (algo em torno de R$ 1.342) na primeira classe. Já de avião, nas mesmas datas, foi possível encontrar passagem por € 216 (cerca de R$ 1.324);
🧳 assim como as viagens de avião, os trens de alta velocidade contam com comida e bebida, além de oferecer Wi-Fi gratuito, tomada e espaço para armazenar a bagagem, incluindo bicicletas.
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