Tecnologia

Cientistas se preparam para passagem de asteroide na Terra em 2029

Foi proposto que a RAMSES embarcaria pelo menos dois CubeSats de seis unidades cúbicas cada, que seriam lançados nas proximidades de Apophis antes do encontro próximo com a Terra. Nos ambientes escolhidos, eles operariam de forma independente, usando o RAMSES como um satélite retransmissor dos dados. Os instrumentos incluiriam uma câmera infravermelha térmica, um altímetro a laser, um radar de baixa frequência, detectores de poeira, sismômetros, penetrômetros, microscópios, radiômetros, retrorrefletores a laser, etc. Ainda não há uma decisão final sobre a missão, mas torná-la realizá-la a tempo para o encontro do Apophis com a Terra demonstraria que há maneiras de colocar missões deste tipo em andamento rapidamente. Afinal de contas, talvez o próximo asteroide não mande aviso.

Não se trata de um capricho aprender mais sobre a natureza e a estrutura do Apophis. Embora possamos dizer que ele não representa um risco nas próximas aproximações, pelo menos por um século, no futuro pode ser mais complicado.

O encontro com o asteroide Apophis é uma oportunidade única no milênio. Um evento midiático que pode ser muito útil para a ciência, a defesa planetária e a divulgação científica. Além disso, a missão OSIRIS-APEX seria uma esperança para o aumento da cooperação internacional que precisamos para responder aos desafios que a Humanidade enfrenta.The Conversation

* Josep M. Trigo Rodríguez, é pesquisador principal do Grupo de Meteoritos, Corpos Menores e Ciências Planetárias do Instituto de Ciências Espaciais (ICE – CSIC). Esse artigo foi republicado de The Conversation sob uma licença creative commons. Leia o original aqui.




Fonte da notícia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner