
Vitória da Conquista registrou chuvas intensas nesta terça-feira (15), atingindo diversas regiões da cidade. De acordo com boletim da Defesa Civil municipal, divulgado às 21h30, a média de precipitação nas últimas 24 horas foi de 42 milímetros, com base em dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
As pancadas mais intensas ocorreram no período da noite. O bairro Recreio liderou os registros de chuva, com 42 mm, seguido pelo Centro da cidade, com 36 mm.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) incluiu Vitória da Conquista em uma área com alerta amarelo para chuvas intensas até às 10h desta quarta-feira (16). Segundo o aviso, estão previstas precipitações entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, além de ventos fortes, variando entre 40 e 60 km/h. O alerta indica ainda baixo risco de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Durante períodos de chuvas intensas e ventos fortes, é importante que a população adote medidas de precaução para garantir a própria segurança e a de seus familiares. Em casa, recomenda-se evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante tempestades, além de desligar equipamentos elétricos e fechar o registro de gás em caso de alagamentos. Móveis e objetos de valor devem ser afastados de portas e janelas, especialmente em áreas com risco de entrada de água. Caso a residência esteja localizada em área de risco, o ideal é procurar abrigo em local seguro e acionar a Defesa Civil. Também é importante evitar permanecer sob telhados frágeis ou próximos a estruturas metálicas expostas.
Nas ruas, é fundamental evitar áreas alagadas e não tentar atravessar vias cobertas por água, mesmo com veículos. Abrigar-se debaixo de árvores durante tempestades também é perigoso, devido ao risco de quedas e descargas elétricas. Deve-se manter distância de postes, fiações elétricas expostas e encostas com risco de deslizamento.
No trânsito, motoristas devem reduzir a velocidade, manter distância segura do veículo à frente e evitar trafegar por ruas alagadas ou com acúmulo de lama.
A Defesa Civil permanece em regime de plantão 24 horas e pode ser acionada pelo telefone 199 ou pelo WhatsApp (77) 98856-5070. Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros também está disponível, pelo número 193.