Caso d. Joana: idosa aguarda alta médica após cirurgia

Família pediu ajuda à Band Conquista após 51 dias de espera por procedimento no Hospital Afrânio Peixoto

Uma idosa internada há quase dois meses no Hospital Afrânio Peixoto, em Vitória da Conquista, cuja família pediu ajuda à Band Conquista no dia 27 agosto, finalmente foi submetida à cirurgia e já aguarda alta médica, segundo informações do filho, Joseli Rodrigues.

Joseli esteve na quarta-feira (4) na sede da emissora para agradecer ao repórter Jackson Mendes pelo apoio, em nome de toda a equipe da Band. Segundo ele, dona Joana Sales Andrade, de 72 anos, reagiu bem ao procedimento realizado na terça-feira (3) para a implantação de uma “placa bloqueada distal”, que é um dispositivo usado para auxiliar na recuperação de uma fratura na perna: “Estou muito grato. Só tenho a agradecer. Vocês deram a maior força”.

Internada desde o dia 7 de julho no Hospital Afrânio Peixoto, dona Joana dependia da aquisição da prótese pelo hospital. A unidade de saúde e a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) cumpriram o prazo prometido após serem procurados pela produção da Band Conquista.

Em nota enviada à redação no dia 27 de agosto, a administração do Hospital Afrânio Peixoto informou que o processo de aquisição da placa foi iniciado no dia 16 de julho. Por se tratar de um material especial, a Sesab havia solicitado imagens adicionais, o que foi atendido pela equipe de ortopedia. Também foi informado pela unidade que o caso estava sendo acompanhado de perto para garantir urgência na resolução do caso. Por fim, a administração da unidade de saúde informou que o agendamento do procedimento deveria ocorrer “até o final da semana”, tempo necessário para providenciar a compra da prótese que seria usada na cirurgia.

A família, agora, aguarda o retorno da idosa para casa, para que dê continuidade à recuperação do procedimento próxima dos parentes.

Por Amanda Motta e Jackson Mendes

Sair da versão mobile