Campos Neto parabeniza Galípolo pela indicação à presidência do BC
[ad_1]
Nem Galípolo nem Haddad responderam a perguntas durante o anúncio. “Na mesma magnitude, [é] uma honra, um prazer e uma responsabilidade imensa ser indicado à presidência do Banco Central do Brasil pelo ministro Fernando Haddad e pelo presidente Lula. Estou muito contente”, disse apenas, “em respeito ao processo, que ainda precisa passar pelo Senado”.
Primeira indicação de Lula ficará no cargo até 2028. Galípolo é a primeira indicação de Lula para a diretoria da instituição em seu atual mandato. A presidência do BC será ocupada por Galípolo de 2025 a 2028, caso sua nomeação seja aprovada pelo Senado.
Nomeação de Galípolo precisa ser aprovada pelo Senado. Fernando Haddad, afirmou que o nome de Galípolo será encaminhado ao Senado ainda esta semana, mas a data da sabatina ainda não foi definida. Segundo o ministro, a eventual aprovação de Galípolo durante o “recesso branco” das campanhas eleitorais depende da disponibilidade dos senadores.
Gabriel Galípolo tem uma sólida carreira no setor público e privado. Economista formado pela PUC-SP, Galípolo tem 42 anos e já atuou como professor universitário, assessor econômico no governo de São Paulo e presidente do Banco Fator. Desde 2023, ocupa a diretoria de Política Monetária do BC, com uma trajetória de proximidade ao ministro Haddad e ao governo federal.
Críticas a Campos Neto
Campos Neto é frequentemente criticado por Lula. O presidente do BC foi indicado por Jair Bolsonaro e, em algumas situações, Lula chegou a dizer que Campos Neto tem viés políticos e, por isso, não poderia dirigir o Banco Central.
Fonte da notícia