BRs 116 e 324: ViaBahia negocia rescisão de contrato com TCU

Em documento enviado aos acionistas, a empresa afirma que aguarda pela homologação do distrato pelo TCU.

A ViaBahia anunciou nesta segunda-feira (23), por meio de Fato Relevante enviado aos investidores da companhia, também publicado no site da concessionária, a negociação da rescisão do contrato de concessão das BRs 116 e 324 em comum acordo com o Ministério dos Transportes, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Tribunal de Contas da União (TCU).

No documento, a empresa afirma que aguarda pela homologação do distrato pelo TCU.

A solução consensual continua em processo final de redação e deverá passar pelas últimas instâncias de deliberação aplicáveis, bem como as respectivas governanças da Companhia e das demais entidades envolvidas, para que possa ser submetida à homologação final pelo Plenário do TCU”.

No último sábado (21), em entrevista coletiva realizada no Hotel Livramento, em Vitória da Conquista, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o Governo Federal solicitou a saída da empresa do contrato.

Não tendo o acordo, nós solicitamos então que a ViaBahia saísse, deixasse o contrato. Está encaminhada essa saída. Ou seja, o governo vai retirar a ViaBahia da concessão”.

A decisão aconteceu após a falta de acordo entre a companhia e o Governo Federal. A empresa tinha a última quinta-feira (19) como data limite.

Para o ministro, enquanto não chegar uma nova concessionária, o governo deverá se responsabilizar pelos reparos emergenciais nas rodovias.

Vamos preparar uma outra concessão, mas enquanto prepara, nós vamos fazer os investimentos”.

Por Matheus Guimarães, sob supervisão

Sair da versão mobile