No que depender do Governo Federal, os dias da concessão da ViaBahia nas BRs 116 e 324 estão contados. A informação foi divulgada neste sábado (21) pelo ministro da Casa Civil Rui Costa em coletiva de imprensa realizada no Hotel Livramento, em Vitória da Conquista.
Segundo apurações do colunista de Política da Band Bahia, Victor Pinto, junto ao ministério da Casa Civil, a gota d’água foi a falta de acordo entre a companhia e o Governo Federal. De acordo com o ministro, a data limite foi a quinta-feira (19) e não houve acordo entre as partes:
“Não tendo o acordo, nós solicitamos então que a ViaBahia saísse, deixasse o contrato. Está encaminhada essa saída. Ou seja, o governo vai retirar a ViaBahia da concessão”.
Na coletiva, Rui Costa deixou claro que essa decisão ainda precisa ser homologada pelo Tribunal de Contas da União (TCU):
“Se o TCU entender justo e acertado o encaminhamento de retirada da ViaBahia nas condições que estão escritas na negociação, a Via Bahia sai em dezembro”.
Para o ministro, mesmo antes da chegada de uma nova concessionária, o governo deverá se responsabilizar pelos reparos emergenciais nas rodovias:
“Vamos preparar uma outra concessão, mas enquanto prepara, nós vamos fazer os investimentos”.