As doenças psiquiátricas têm o poder de influenciar o pensamento, o humor, o comportamento e os sentimentos das pessoas afetadas. A depressão e os transtornos de ansiedade e humor se intensificaram na realidade humana após a Pandemia.
O médico especialista em psiquiatria, professor e coordenador do curso de Medicina da Unex, Diêgo Ferraz, falou durante entrevista ao Jornal Band News desta quinta-feira (17) sobre a importância de buscar um profissional da área:
No contato com o paciente, observando as emoções, observando a face que o paciente apresenta para a gente, é que nós vamos entender de fato qual é o problema e como está se dando o sofrimento mental naquele indivíduo, naquele paciente”
As doenças costumam afetar a qualidade de vida destes pacientes, alterando a frequência do sono, as relações familiares e afetivas, o comportamento e a personalidade.
“Qualquer transtorno psiquiátrico se torna um problema a partir do momento em que ele causa um prejuízo ao indivíduo, quando o indivíduo deixa o trabalho por conta disso, quando o indivíduo deixa de conviver em sociedade por conta disso, quando o indivíduo perde suas relações familiares como um casamento, a relação com um filho”
Em casos de depressão, é muito comum o isolamento social, a tristeza persistente e a fácil irritabilidade. O auxílio de um profissional da psiquiatria e psicologia é fundamental para diagnosticar e indicar as intervenções adequadas para cada caso, como terapia e medicamentos.
Apesar do aumento da conscientização e da visibilidade dada aos transtornos psiquiátricos, ainda há muitos preconceitos. A falta de informação cria barreiras e estereótipos que impossibilitam a empatia e o apoio a estes pacientes. Por isso, é necessário entender que um paciente psiquiátrico, além do cuidado com a mente, precisa também identificar as necessidades do corpo como um todo.
Confira a entrevista completa aqui:
Por Amanda Motta, sob supervisão