

O mestre em Política de Ciência e Tecnologia e doutor em Sociologia, André Lemos, foi o convidado da primeira edição do programa Band Eleições da Band Bahia, em 2024, que foi ao ar nesta segunda-feira (15).
Em entrevista aos jornalistas Carolina Rosa e Victor Pinto, o professor e especialista em comunicação e tecnologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba) afirmou que a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que proíbe o uso de inteligência artificial (IA) para a criação de conteúdos nas eleições “é um marco importante na democracia brasileira”. A medida do TSE, regulamentada em fevereiro deste ano, determina, entre outros pontos, o aviso obrigatório de uso de IA em conteúdo eleitoral.
Além disso, o Tribunal também definiu pela proibição das deepfakes nas campanhas. A técnica consiste na manipulação de vídeos para simular falas ou gestos. Segundo André Lemos, a regulamentação tem como desafio a velocidade de circulação de materiais falsos nas redes sociais.
O pesquisador também explicou que a chamada “mecanização dos processos” pode comprometer o poder de escolha do voto e as vivências em comunidade. Diante da influência exercida pelas big techs (grandes empresas globais de tecnologia), o especialista defendeu a promoção de debates que estimulem a educação das pessoas sobre o uso das IA’s no dia a dia.
Confira a entrevista completa no YouTube Oficial da BandBahia https://www.youtube.com/watch?v=ivZbOQOoPME