Bahia avança na indústria de veículos elétricos com nova cadeia produtiva local
Governador Jerônimo Rodrigues reúne-se em Pequim com fornecedores chineses para fortalecer cadeia produtiva da fábrica da BYD em Camaçari, que deve iniciar produção em 2025

Fornecedores de peças automotivas, itens elétricos, vidros, chassis, amortecedores e outros componentes dos veículos da BYD se reuniram nesta quarta-feira (14), em Pequim, com o governador Jerônimo Rodrigues. O objetivo foi apresentar as condições e oportunidades oferecidas pela Bahia para que essas empresas se instalem no estado e façam parte do complexo fabril de carros elétricos em Camaçari.
Durante mais de quatro horas, os executivos assistiram a uma apresentação da Bahiainveste sobre o potencial do estado, esclareceram dúvidas, fizeram sugestões e apresentaram demandas para concretizar seus investimentos. Foram discutidos incentivos fiscais, legislação, disponibilidade de terrenos e questões relativas à retirada de vistos para trabalhadores.
“Esse encontro foi um passo importante para a consolidação da BYD na Bahia. A prova de que ela não será uma mera revendedora ou montadora de veículos elétricos com peças fabricadas na China, como alguns estão afirmando. Teremos peças que vão desde componentes elétricos até o acabamento do carro sendo fabricadas na Bahia. A meta é ter até 80% das partes do veículo feitas em solo baiano, gerando emprego, renda e desenvolvimento tecnológico em nosso estado”, explicou o governador Jerônimo Rodrigues.
Entre as empresas que devem se instalar na Bahia estão grandes nomes do setor, como a Sinomac, fabricante de autopeças; a Minth, produtora de estruturas metálicas e plásticas; e a ACG, produtora de vidros automotivos. Tyler Li, presidente da BYD Brasil, ressaltou: “Essas empresas terão um papel fundamental na complementação do ecossistema de produção dos veículos elétricos e híbridos da BYD no Brasil. Continuaremos incentivando outras indústrias a se instalarem na Bahia como parte do nosso compromisso de longo prazo com o desenvolvimento sustentável da região.”
A BYD planeja iniciar a produção em Camaçari ainda no primeiro semestre de 2025, inicialmente operando nos regimes CKD (completely knock-down) e SKD (semi knock-down), que consistem na montagem de peças importadas da China. Em até um ano, as fornecedoras locais devem estar operando, aumentando para 80% o índice de nacionalização dos componentes.
Com investimento estimado em R$ 5,5 bilhões, a fábrica terá capacidade inicial para produzir 150 mil veículos por ano, podendo dobrar essa produção até 2027. O projeto deve gerar cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos, consolidando a Bahia como o maior polo industrial da BYD fora da China.
Com 30 anos de atuação, a BYD é líder mundial em eletrônicos, energia renovável e veículos com emissão zero. No Brasil, ocupa atualmente a nona posição no ranking geral de vendas de veículos, liderando o mercado de carros 100% elétricos e híbridos em 2024.