Arseg realiza a 1ª Caminhada Abril Verde em Vitória da Conquista
Além da caminhada serão disponibilizados serviços de consultas médicas, aferição de pressão arterial, medição de glicemia e um café da manhã especial

A Arseg realizará no próximo domingo (27) a 1ª Caminhada Abril Verde, um evento dedicado à conscientização sobre segurança e saúde no trabalho. Em parceria com a Secretaria de Saúde do município e a Seresti, a caminhada tem como objetivo destacar a importância da segurança no ambiente de trabalho e promover a prevenção de acidentes laborais.
Além da caminhada, na frente da sede da empresa, serão disponibilizados serviços de consultas médicas, aferição de pressão arterial, medição de glicemia e um café da manhã especial.
O Brasil está entre os países com os maiores índices de acidentes e mortes no trabalho, um cenário alarmante que reflete as condições precárias em muitas áreas laborais, como construção civil, agricultura e indústrias. A falta de fiscalização rigorosa, o uso inadequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a subnotificação de acidentes agravam ainda mais essa realidade.
Durante o Jornal Band News desta sexta-feira (25), o engenheiro de segurança do trabalho e gestor da Arseg, Adalto Rodrigues de Souza, abordou a importância da conscientização tanto do empregador quanto do empregado quando se trata de segurança no trabalho.
A partir do momento que você está desenvolvendo uma atividade, é trabalho. Aquilo é um acidente de trabalho. Só que entra pra formalidade, pra o registro, o trabalhador registrado. Então, assim, o que precisa os empreendedores, os empresários ter realmente a preocupação com a segurança do trabalhador. Agora, a gente sabe também que tem muitos empresários que fazem grandes investimentos na saúde, segurança do trabalhador e existe uma dificuldade por parte do trabalhador também. Às vezes acontece isso. O trabalhador não quer usar o equipamento, ele negligencia essa condição”
Ele também destacou a importância de ações de conscientização como a 1ª Caminhada Abril Verde para sensibilizar os trabalhadores sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho.
A caminhada é justamente pra isso, pra mostrar pro trabalhador. Começar a ter uma visão, acho que a gente precisa, as empresas que trabalham com saúde e segurança, os meios de comunicação, a gente precisa dar uma reforçada. Bater mais nessa tecla. Porque o problema que eu observo é o seguinte, que é como se o empresário fosse sempre o vilão e tem muitas empresas que investem em saúde e segurança. E assim, e existe uma resistência muito grande pro trabalhador.”
A caminhada terá início às 8h, em frente à sede da Arseg, e seguirá pelo percurso que inclui a Av. Rosa Cruz e a Av. Oliveira Flores.