Alergias alimentares exigem atenção redobrada durante a Semana Santa na Bahia
Nutricionista alerta para os riscos do consumo e da contaminação cruzada em pratos típicos com frutos do mar, castanhas, leite e chocolate

Na Bahia, onde a Semana Santa é marcada por uma forte tradição religiosa e culinária, os hábitos alimentares ganham ainda mais visibilidade. No entanto, para quem convive com alergias, esse período pode representar grandes desafios. A presença de ingredientes como peixes, frutos do mar, dendê, castanhas, leite e chocolate nas receitas típicas exige atenção redobrada, especialmente para quem busca manter uma alimentação segura sem abrir mão da tradição.
A nutricionista Daniela Lamego destacou, durante entrevista ao Jornal Band News desta quinta-feira (17), alternativas para evitar reações alérgicas durante a Páscoa:
A gente sugere que quem já conhece a reação alérgica ao consumir algum desses alimentos, que busque não consumir. Então, se você estiver fazendo essa refeição aí dentro de casa, já pede, que não coloque o amendoim ou o chocolate ou o leite ou o fruto do mar aí nos preparos, nas receitas e se porventura você estiver em um restaurante ou na casa de algum amigo ou familiar, perguntar se os pratos que estão sendo ali apresentados, as comidas possuem algum desses alimentos que podem gerar uma reação alérgica.”
Além da ingestão direta, pessoas com alergias alimentares também podem apresentar crises pelo contato indireto com o alimento, como ocorre na contaminação cruzada. No caso da Semana Santa, em que o preparo de pratos típicos muitas vezes envolve frutos do mar, castanhas ou leite, o risco é ainda maior, especialmente quando utensílios, talheres, superfícies ou outros alimentos entram em contato com o ingrediente que provoca a alergia, mesmo que em pequenas quantidades.
A nutricionista enfatizou a importância de analisar os rótulos dos produtos industrializados:
Em relação aos rótulos, os alimentos industrializados, eles devem conter ao final da lista de ingredientes uma informação de que os alérgicos podem conter. Então, por exemplo, alérgicos podem conter leite, podem conter lactose, podem conter amendoim, traços de ovo. Então, ao final dos ingredientes, as embalagens apresentam no rótulo essa informação. Então, é muito importante que seja observado antes de comprar. Isso falando de produtos industrializados. Já nos produtos artesanais, muitos deles podem não conter. Então, é interessante também que se for o caso, ao comprar, seja questionado aí pra quem tá te vendendo se realmente está livre, do alimento que eventualmente a pessoa tem alergia.”
Daniela ressalta que, por se tratar de um momento de confraternização entre as famílias, é importante evitar certos ingredientes para que todos possam celebrar juntos com segurança:
Então, se a gente tá diante de uma celebração de família, em que a gente conhece algum familiar que tem alguma reação alérgica, por exemplo, ao amendoim, é retirar mesmo esse produto do consumo ali naquele momento para que ele também possa compartilhar o momento da mesa, mas que não sofra com possíveis reações alérgicas. Assim como para os demais alimentos. Então, é importante verificar o que tá sendo consumido pra que não tenha nenhum efeito colateral alérgico pra quem vai estar ali celebrando”
Confira a entrevista completa:
Amanda Motta, sob supervisão