Após uma onda de arrombamentos que aconteceram nos últimos dias no centro, a Polícia Militar iniciou, na madrugada desta quinta-feira (11), a Operação Guardião Noturno, na Zona Leste de Vitória da Conquista. O objetivo é promover a intensificação do policiamento noturno, como prevenção e repreensão ao crime, especialmente cometidos contra pessoas e os arrombamentos contra residências e estabelecimentos comerciais.
O último aconteceu na madrugada de quarta-feira (10), quando sete pessoas arrombaram o estabelecimento Art e Coco, localizada na esquina da Rua Coronel Gugé com a Travessa Zumiro Nunes. Os autores do crime levaram uma quantia de dinheiro em espécie e produtos da loja.
Na manhã desta quinta-feira (11), por volta das 09h40, a Polícia Militar identificou 4 suspeitos, menores de idade, que estavam envolvidos nos arrombamentos, um deles foi localizado no Bairro Vila Elisa, e estava em posse de 3 correntes de prata da Art e Coco. Os 4 suspeitos foram encaminhados ao DISEP.
A operação será concentrada na área central da cidade e em regiões específicas, em que dados apontam maior índices desses crimes, e também se estenderá por todo o final de semana e não tem prazo para encerramento.
Em nota, a Polícia Militar, através da 77ª CIPM, informa que “está atenta às demandas de Segurança Pública e, por meio de mídias sociais e órgãos de informação, tomou conhecimento de algumas ocorrências relacionadas a furto qualificado, conhecido como arrombamento, praticados contra estabelecimentos comerciais, notadamente na região central e imediações, na cidade de Vitória da Conquista. Nesse sentido, reforça para necessidade de que o cidadão, que porventura sofra qualquer espécie de delito, acione, tão logo quanto possível, a Polícia Militar, sem prejuízo de outras condutas, a exemplo do registro da ocorrência, junto a Polícia Civil. Salienta, ainda, a importância da participação da comunidade, através do compartilhamento de informações e denúncias referentes a crimes de que tomem conhecimento, com sigilo garantido, através do telefone 190 ou pelo DISK DENÚNCIA (whatsapp 77-99947-7180), por onde poderão ser encaminhadas imagens, áudios, vídeos, localizações, etc. É importante que a comunidade, realize a denúncia, com sigilo garantido, através do telefone 190 ou pelo DISK DENÚNCIA (whatsapp 77-99947-7180), por onde poderão ser encaminhadas imagens, áudios, vídeos, localizações, etc.”