Tecnologia

a nova malandragem para vender tecnologia nada inteligente

Diogo Cortiz começou o papo contando como ele mesmo foi vítima de “AI Washing” ao visitar uma loja de conveniência da Amazon em San Francisco, nos Estados Unidos. A ideia das unidades Just Walk Out é permitir aos clientes comprarem produtos e serem cobrados por eles sem terem de passar pelo caixa.

Estava testando, fui com alma de cientista. Peguei uma água, dei uma volta e devolvi. Depois peguei três chocolates e devolvi um e saí com dois. Não é que veio cobrando certinho?
Diogo Cortiz

A primeira suspeita era que havia uma enorme quantidade de câmeras para auxiliar no processo. Depois, brincou com um amigo que deveriam existir milhares de chineses ou indianos acompanhando tudo.

Mais recentemente saiu uma matéria falando que aquilo que eu levantei como uma hipótese, uma brincadeira, é mais realidade do que você imagina. Eles vendiam como se fosse um processo totalmente automatizado, o que não é verdade
Diogo Cortiz

A Amazon possui um exército de trabalhadores indianos para fiscalizar as câmeras e confirmar se os sensores leram corretamente os produtos retirados das gôndolas.

A dupla apelidou o “AI Washing” de “Lava e seca da IA”.




Fonte da notícia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner