Economia

transporte de animais em aéreas acumula reclamações

Em 2021, o cachorro da raça american bully do engenheiro civil Giuliano Conte morreu durante um voo da Latam, o que causou a suspensão do transporte de animais pela empresa naquela época. A Latam havia informado em nota que “foi observado que ele [o cachorro] roeu o kennel [caixa de transporte] de madeira em que estava e se asfixiou”, mesmo ele estando em “concordância com o processo de transporte de animais de grande porte” da empresa.

No mesmo ano, um filhote de cão da raça golden retriever chamado Zyon não resistiu após um voo entre São Paulo e o Rio de Janeiro. Em nota à época, a empresa disse se sensibilizar com o ocorrido e que faria “tudo que está ao seu alcance para oferecer a assistência necessária neste momento”.

O abrigo de animais onde Zyon havia nascido se comprometeu a dar um novo cachorro à família, que se preparava havia meses para ter um cão.

Em 2019, um cachorro morreu em um voo entre São Paulo e o Espírito Santo. O animal, apelidado de Tom, viajava no porão do avião, e chegou morto ao destino, segundo o seu dono. A empresa responsável pelo transporte, a Gol, foi condenada em segunda instância no Tribunal de Justiça de São Paulo a pagar uma indenização por danos morais no valor de R$ 3.000.

Outro caso, dessa vez, teve um final menos triste, mas não menos angustiante. Uma cachorra, chamada Pandora, sumiu durante uma conexão de um voo da Gol no aeroporto de Guarulhos (SP), e ficou cerca de 45 dias desaparecida até ser encontrada apenas em janeiro de 2022.

Influencer chegou a fretar jato

Edgar, o cachorro pug do youtuber PewDiePie
Edgar, o cachorro pug do youtuber PewDiePie Imagem: Reprodução/Instagram

O youtuber sueco Felix Kjellberg, conhecido como PewDiePie, fretou um jato para levar seu cão, Edgar, quando se mudou para o Japão em 2022. Ele relatou que as companhias aéreas não aceitaram transportar o cachorro na cabine de passageiros por ter mais de 10 kg.


Fonte da notícia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner