Três estagiários do INSS são alvos de uma operação da Polícia Federal (PF) que apura fraudes em empréstimos consignados de beneficiários em Salvador. Na ação conjunta da PF com o Ministério da Previdência Social, realizada na quarta-feira (17), um estagiário foi preso em flagrante e duas outras apreendidas.
De acordo com as investigações, os suspeitos realizavam diariamente dezenas de procedimentos fraudulentos, desbloqueando benefícios para fins de empréstimos consignados sem que o verdadeiro titular comparecesse para solicitar o serviço. Para isso, os estagiários inseriam documentos falsos nos sistemas do INSS.
Quando o benefício era desbloqueado, outros envolvidos nas fraudes eram encarregados de conseguir os valores junto a instituições bancárias diversas, também com a utilização de documentos falsos.
Segundo a PF, o estagiário foi encaminhado à Superintendência Regional da Polícia Federal. As adolescentes foram encaminhadas à Delegacia do Adolescente Infrator (DAI) da Polícia Civil para a formalização dos procedimentos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As investigações continuam para identificar os outros suspeitos envolvidos na ação.