‘Setembro Amarelo’: Unex oferece atendimento psicológico gratuito para população
A psicóloga clínica Natália Ferraz, em entrevista ao Jornal Band News de quarta-feira (11), mencionou a importância de levantar este tema como forma de conscientização e prevenção, incentivando a busca por ajuda profissional
Criada com o objetivo de prevenção ao suicídio, a campanha “Setembro Amarelo” foi iniciada no Brasil em 2015. De acordo com estudos da Unicamp, 17% dos brasileiros já pensaram em dar fim à própria vida e 4,8% chegaram a elaborar um plano.
A psicóloga clínica Natália Ferraz, em entrevista ao Jornal Band News de quarta-feira (11), mencionou a importância de levantar este tema como forma de conscientização e prevenção, incentivando a busca por ajuda profissional.
A campanha vem com objetivo também de desmitificar que falar sobre suicídio é incentivar a prática dele. Natália citou, por exemplo, a necessidade do diálogo: “O que a pessoa necessita é ser ouvida, ela precisa ter essa rede de escuta e de apoio para que ela possa expressar toda sua dor, toda essa questão das ideações, do desejo que acontece. Então, ter um bom diálogo, ter um momento, ter um espaço de escuta é essencial para esse momento que a pessoa tá vivenciando”.
De acordo com a especialista, a prevenção ao suicídio se dá através da consciência e do cuidado aos fatores que levam ao ato e/ou ideação suicida. Doenças como depressão e alcoolismo são alguns dos fatores que podem influenciar pois, muitas vezes, a pessoa só tem a intenção de findar a dor que está sentindo naquele momento.
A psicóloga enfatizou que o tratamento feito de forma correta, através da psiquiatria e psicologia, exerce um papel fundamental na prevenção do suicídio. “O psiquiatra, sendo um médico especializado em saúde mental tem a capacidade de diagnosticar e tratar transtornos mentais com intervenções farmacológicas, com outras terapias e é justamente esse manejo que é essencial para o cuidado dessas condições que são graves,
como a depressão severa, transtorno de ansiedade e que isso pode aumentar o risco do suicídio.”
Ela concluiu pontuando o trabalho da psicologia neste tratamento como um profissional da terapia, aconselhamento, ajudando a lidar com os fatores emocionais que ocasionam as ideias suicidas.
A faculdade Unex disponibiliza serviço de acompanhamento psicológico gratuito para toda a comunidade, sem distinção de idade. O núcleo também oferece serviço de atendimento nutricional e fisioterapêutico, para que o paciente tenha qualidade de saúde mental e física. Confira mais informações em https://unex.edu.br/unidades/faculdade-em-vitoria-da-conquista
Por Amanda Motta