A Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista afirmou nesta quarta-feira (4) que não teve relação com o mutirão realizado pelo Bela Vista Hospital de Olhos, quando um colírio deixou pacientes diabéticos com cegueira temporária.
Segundo o órgão, as denúncias foram apresentadas na segunda-feira (2) e a secretaria solicitou que fosse realizada uma inspeção na quarta-feira (4), por meio da Vigilância Sanitária.
Na segunda (2), outra inspeção havia sido realizada no local, segundo a pasta.
Os responsáveis pelo hospital informaram que alguns pacientes procuraram o estabelecimento com sintomas de inflamação causado pelo medicamento aplicado. Ainda segundo o centro de saúde, os pacientes foram reavaliados. O hospital informou à secretaria que já havia interrompido o uso do medicamento e contatado todos os pacientes para reavaliação e monitoramento.
O Bela Vista Hospital de Olhos publicou em suas redes sociais uma nota de esclarecimento:
“na última semana tivemos alguns pacientes que relataram efeitos colaterais após aplicação de medicação intra-ocular, tais como rebaixamento da acuidade visual e dor. A maioria desses pacientes já tinham recebido múltiplas doses do mesmo medicamento sem nunca terem tido reações adversas. Muitos outros receberam, na última semana, uma dose do mesmo medicamento e surgiram os primeiros casos, a aplicação da medicação foi suspensa, todos os pacientes que receberam doses do medicamento foram contactados para retornar para avaliação no Bela Vista Hospital de Olhos, e o monitoramento e atendimento desses pacientes foi intensificado com a instituição de terapêutica adequada de acordo com a evolução individual de cada caso”
Ele também se posicionaram sobre a causa desse efeito colateral:
“o Bela Vista Hospital de Olhos entrou em contato com a empresa fornecedora do medicamento que imediatamente abriu um procedimento administrativo e está empenhando todos os esforços para investigar todas as possíveis causas desta reação adversa”
Por Matheus Guimarães, sob supervisão