Saúde bucal e oportunidades acadêmicas: coordenadora da Unex destaca avanços na odontologia e uso da nota do Enem
Ela também falou sobre os avanços tecnológicos na área e os diferenciais do curso, como os estágios nas unidades de saúde do município e o atendimento gratuito à comunidade
No Jornal Band News desta quinta-feira (16), a doutora Lorena Ferraz, coordenadora do curso de Odontologia da Unex, abordou a relevância da saúde bucal, os impactos do trabalho odontológico no bem-estar geral e as formas de ingressar no curso de odontologia utilizando a nota do Enem.
Odontologia é um campo essencial da saúde, não apenas pela estética, mas pelo bem-estar e pela qualidade de vida do ser humano”, enfatizou. Segundo ela, o trabalho preventivo e curativo dos dentistas é vital para evitar infecções bucais que podem evoluir para problemas sistêmicos graves, além de melhorar a autoestima dos pacientes. “A estética e o bem-estar estão ligados à qualidade de vida, e a autoestima é um fator determinante para isso.”
Lorena explicou que a nota do Enem é uma das portas de entrada para o curso de odontologia. “O aluno precisa alcançar pelo menos 450 pontos e não zerar a redação” detalhou. Outras formas incluem o vestibular tradicional agendado, que oferece comodidade e resultados rápidos; a segunda graduação, para quem já possui diploma em um curso da área de saúde; e a transferência externa.
Ela também destacou os programas de financiamento estudantil e bolsas do governo. “O FIES estará disponível de 4 a 7 de fevereiro, e o ProUni terá inscrições de 24 a 28 de janeiro.”
Lorena ressaltou os avanços recentes no setor, como as cirurgias guiadas na implantodontia e os tratamentos de harmonização orofacial, que melhoram a simetria facial e contribuem para a qualidade de vida dos pacientes. “A tecnologia lidera nossos tratamentos, auxiliando no reposicionamento de tecidos e na devolução da mastigação, autoestima e saúde aos pacientes.”
O curso de Odontologia da Unex também se destaca pela oferta de estágios nas unidades de saúde do município, proporcionando aos alunos uma vivência real da cidade. “Temos atendimento clínico na instituição, que é ofertado à comunidade de forma gratuita. Só no último semestre, atendemos mais de 2 mil pacientes, realizando mais de 4 mil procedimentos”, comentou Lorena. Ela também enfatizou o compromisso do curso com a qualidade da prática e do conhecimento científico.
Além disso, Lorena compartilhou com entusiasmo a implementação do CIOC (Congresso Integrativo de Odontologia e Ciências) durante sua gestão. “Convidamos palestrantes internacionais para agregar ainda mais ao aprendizado dos nossos alunos.”
Confira a entrevista completa aqui: