PolíticaBahia

‘Raízes da Cidadania’: projeto do MP-BA chega a Caraíbas, Itaju do Colônia, Itarantim e Maiquinique

Ação busca fomentar políticas públicas para melhorar os indicadores sociais de localidades vulneráveis do estado

O Ministério Público da Bahia (MPBA), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), inicia nesta terça-feira (5) o projeto “Raízes da Cidadania” nos municípios de Caraíbas, Itaju do Colônia, Itarantim e Maiquinique.

A partir de atuação transversal nas áreas de Direitos Humanos, Criança e Adolescente, Saúde, Educação e do Meio Ambiente, o projeto busca fomentar políticas públicas para melhorar os indicadores sociais de localidades vulneráveis do estado.

O “Raízes da Cidadania” está voltado aos temas da segurança alimentar de crianças e adolescentes, atenção primária à saúde, evasão/abandono escolar, saneamento e mortalidade infantil.

O projeto foi lançado em junho deste ano, quando foi assinado o memorando de entendimento entre as duas instituições.

A implementação das primeiras ações em campo antecede a terceira edição do PGJ Itinerante, que tornará Vitória da Conquista na sede administrativa do MPBA durante os dias sete e oito de novembro.

tia soniag band fm conquista

Os quatro municípios serão os primeiros dos vinte do sudoeste baiano selecionados para avaliar os resultados e reorientar diretrizes e estratégias.

Promotores de Justiça da região e da capital farão uma ronda pelos equipamentos públicos das quatro cidades para identificar gargalos, falhas e dificuldades que podem estar contribuindo para o cenário de vulnerabilidade identificado a partir de um cruzamento de informações relacionadas às cinco áreas.

As visitas dos promotores estão programadas para acontecer em escolas, postos de saúde, conselhos municipais, unidades de assistência social e psicológica, entre outros equipamentos públicos. Serão realizadas também reuniões públicas com lideranças comunitárias, gestores locais e representantes da sociedade civil para estabelecer diálogo e estratégias de atuação.

A meta é que, dentro de um ano, todas as cidades escolhidas tenham melhoras substanciais em ao menos um dos indicadores sociais destacados.

Por Matheus Guimarães, sob supervisão

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner