Bahia

Programa Bahia Sem Fogo insere dez novos municípios no roteiro de caravana que promove capacitação e ações de prevenção

A expectativa é ampliar ainda mais essa atuação, com destaque para Correntina, Jaborandi, Cocos, Coribe e Santa Maria da Vitória; e Extremo Sul, que sai de quatro municípios para nove, incluindo Mucuri, Nova Viçosa, Caravelas, Alcobaça e Prado

Nesta segunda-feira (31), a Caravana do Bahia Sem Fogo dá início às suas atividades, com a inclusão de dez novos municípios no roteiro deste ano. As deliberações que resultaram nessa expansão foram feitas durante a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) de 2025, realizada na última quarta-feira (26), na Secretaria do Meio Ambiente (Sema), no Centro Administrativo da Bahia.

Em 2024, a Caravana percorreu diferentes regiões do estado, promovendo ações educativas e sensibilizando mais de 20 mil pessoas. Para 2025, a expectativa é ampliar ainda mais essa atuação, com destaque para a região da Bacia do Corrente, que envolve os municípios de Correntina, Jaborandi, Cocos, Coribe e Santa Maria da Vitória; e Extremo Sul, que sai de quatro municípios para nove, incluindo Mucuri, Nova Viçosa, Caravelas, Alcobaça e Prado.

Segundo Daniella Fernandes, diretora-geral da Sema e coordenadora do GT, o objetivo da reunião preparatória para a Caravana é assegurar que o Programa tenha um planejamento estratégico bem estruturado.

Discutimos ações que vão desde a prevenção e capacitação das brigadas até a padronização dos procedimentos operacionais, o lançamento de um novo sistema de gerenciamento de dados que será extremamente importante para a atuação em campo, além da elaboração do novo Plano de Ações Integradas, que foi apresentado hoje e já aprovado pelo GT”, esclareceu Daniella.

O coordenador de Programas e Projetos da Sema, Pablo Rebelo, afirma que a expectativa é que a Caravana percorra novamente as quatro regiões prioritárias do estado – Oeste, Norte, Chapada Diamantina e Extremo Sul –, com destaque para a ampliação do número de municípios nesta edição, alcançando 46 ao longo do ano.

YOUTUBE band fm conquista

Nosso foco em campo será reforçar o trabalho de conscientização iniciado em 2024 e sugerir novas alternativas para reduzir a dependência do fogo nas práticas agrícolas e outras atividades em áreas de vegetação, respeitando os tratos culturais e tradicionais de cada comunidade’, afirmou.”

A elaboração do novo Plano Estadual de Ações Integradas para Prevenção aos Incêndios Florestais 2025, um documento estratégico que estabelece diretrizes e metas para reduzir os focos de queimadas em áreas sensíveis, também foi debatida pelo GT.

Pablo Rebelo explica que, neste ano, o Plano seguirá o viés da preparação para incêndios florestais:

Isso porque no ano passado, percebemos a necessidade de trabalhar, além da prevenção, a preparação para os incêndios, reforçando a integração dos demais membros do GT na realização das ações preventivas”

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner