Policiais federais e agentes da Controladoria-geral da União (CGU) cumprem nesta quinta-feira (11) 12 mandados de busca e apreensão em sete municípios da Bahia em uma operação que apura irregularidades na contratação de uma empresa para realizar o transporte escolar na cidade de Santaluz, no nordeste da Bahia.
Em nota, a PF informou que os mandados da “Operação Santa Rota” são cumpridos em Valente, Conceição do Coité, Capim Grosso, Itiúba, Senhor do Bonfim e Várzea da Roça.
O inquérito foi iniciado após a realização de um pregão eletrônico, em 2022. A empresa foi contratada pelo valor de R$ 8.127.058 para executar 89 rotas no município. No entanto, a companhia não possuía funcionários registrados e era proprietária de apenas cinco veículos, o que seria insuficiente para realizar o contrato.
A empresa vencedora da licitação apresentou a proposta com maior preço no pregão eletrônico, mas acabou sendo escolhida porque as outras nove candidatas foram consideradas inaptas. O resultado foi um superfaturamento de aproximadamente R$ 3 milhões.
Além disso, as investigações constataram que algumas das empresas inabilitadas no processo seletivo foram pagas pelo grupo empresarial, logo após serem excluídas da licitação.
Os investigados vão responder pelos crimes de responsabilidade de prefeito, fraude à licitação, além de corrupção ativa e passiva e lavagem de capitais.