Possível compra da Intel pela Qualcomm pode gerar preocupações antitruste
As ações da Intel subiam 2,5% nesta tarde, após publicações da mídia na sexta-feira sobre a abordagem em estágio inicial da Qualcomm pela empresa. As ações da Qualcomm caíam 2%.
“Os rumores de um acordo entre Qualcomm e Intel são intrigantes em muitos níveis e de uma perspectiva puramente de produto fazem certo sentido, já que elas têm várias linhas de produtos complementares”, disse Bob O’Donnell, fundador da TECHnalysis Research.
“No entanto, a probabilidade de que isso realmente ocorra é muito baixa. Além disso, é improvável que a Qualcomm queira toda a Intel e tentar separar o negócio de produtos da divisão de fundição neste momento simplesmente não seria possível”, disse ele.
Outrora a força dominante na indústria de chips, a Intel, com cinco décadas de existência, está enfrentando um de seus piores períodos, à medida que as perdas aumentam na unidade de fabricação por contrato que está construindo para competir com a taiuanesa TSMC.
O valor de mercado da Intel caiu abaixo de 100 bilhões de dólares pela primeira vez em três décadas, com a empresa perdendo o boom da inteligência artificial generativa depois de deixar passar um investimento na OpenAI, criadora do chatGPT A Qualcomm, enquanto isso, tem um valor de cerca de 190 bilhões de dólares.
Considerando que a Qualcomm tinha cerca de 7,77 bilhões de dólares em caixa e equivalentes em 23 de junho, analistas esperam que um negócio entre as duas seja financiado principalmente por meio de ações. Com isso, uma transação envolvendo Qualcomm e Intel seria altamente diluidora para os investidores da Qualcomm.