Tecnologia

Por que saber o horário da Lua é o novo objetivo da Nasa?

Em abril, inclusive, a Casa Branca reforçou esse objetivo. O governo divulgou um memorando que oficializa a busca por uma “escala do tempo” para medir o tempo na Lua, que considera essencial para a exploração. As ideias devem ser apresentadas até 31 de dezembro deste ano e implementadas até 2026, quando uma missão levará astronautas à Lua.

“A abordagem para estabelecer padrões de tempo consiste na definição, desenvolvimento e implementação de um tempo de referência distinto em cada corpo celeste e no ambiente espacial circundante”, explica o documento.

A proposta deve obedecer a critérios, como: alta precisão, “resiliência” ao perder contato com a Terra e potencial de ser replicado em outros corpos celestes.

“Estamos pensando em executar isso na Lua, aprendendo o que podemos aprender para estarmos preparados para fazer a mesma coisa em Marte ou em outros corpos futuros”, disse à CNN dos EUA a pesquisadora Cheryl Gramling, engenheira sênior de sistemas de navegação da Nasa.

O projeto tem colaboração de centros de pesquisa estrangeiros e recebeu o nome de LunaNet.

Levar relógios à Lua

Mesmo na Terra, o tempo passa diferente dependendo do lugar, como em picos de montanhas e nas margens dos oceanos. Essa diferença foi observada no passado por meio de relógios atômicos, que se baseiam na transição de átomos.




Fonte da notícia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner