Quatro empresas de segurança privada são fechadas durante a Operação Segurança Legal VIII da Polícia Federal (PF), em Vitória da Conquista.
Em nota, a PF informou que a ação foi deflagrada na quinta-feira (23), após fiscalizações realizadas por 25 policiais federais, desde o início do mês de maio.
Além das empresas de Conquista, mais 13 empresas tiveram suas atividades encerradas na Bahia, em Salvador e Região Metropolitana, Feira de Santana, Juazeiro, Porto Seguro, Barreiras e Ilhéus.
A operação vem sendo realizada no Brasil desde 2017, coordenada pela Divisão de Controle e Fiscalização de Segurança Privada, em Brasília, e deflagrada pelas Delegacias de Controle de Segurança Privada nas capitais e pelas Unidades de Controle e Vistoria nas Delegacias Descentralizadas do interior.
De acordo com a PF, a contratação de serviços dessas empresas clandestinas coloca em risco a integridade física das pessoas e o patrimônio do contratante.
Na nota, a polícia informou que essas empresas não observam os requisitos mínimos de funcionamento previstos na legislação e os contratados delas não se submetem ao controle do órgão.