A Polícia Federal (PF) realiza nesta sexta-feira (9) mais uma etapa da “Operação El Patrón”, contra milicianos, em Feira de Santana. Em nota, a polícia informou que cumpriu um mandado de busca e apreensão para aprofundar as investigações sobre a utilização de armas de uso restrito pela organização criminosa especializada na lavagem de capitais de atividades ilícitas como jogo do bicho, agiotagem, extorsão e receptação qualificada.
Na ação, foram apreendidos documentos e objetos que poderão fornecer provas adicionais sobre os crimes de posse e porte ilegal de armas. Em etapas anteriores da operação, a PF cumpriu um mandado de prisão preventiva contra um homem de 43 anos que estava foragido desde dezembro do ano passado. Três policiais militares já foram presos durante a “Operação El Patrón”. Jackson Macedo Araújo Júnior, Josenilson Souza da Conceição e Roque de Jesus Carvalho foram denunciados pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), com outras 12 pessoas.
O deputado estadual Binho Galinha (Patriota) e a esposa dele estão entre os investigados. Ele é apontado pela PF como o chefe da organização criminosa.