BahiaPolícia

PF prende foragido em esquema comandado por deputado baiano

De acordo com a polícia, o suspeito é investigado por ser um dos operadores financeiros de organização criminosa chefiada por Binho Galinha

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (20) um foragido da Justiça, alvo da Operação El Patrón.

A ação conjunta da Força-tarefa da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, a Polícia Civil e do Ministério Público Estadual cumpriu o mandado de prisão preventiva de um homem que era procurado desde o dia 7 de dezembro de 2023, data da deflagração da operação, na cidade de Feira de Santana.

A operação tenta desarticular uma organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro de capitais de atividades ilícitas, como jogo do bicho, agiotagem, extorsão e receptação qualificada, além de também terem envolvimento com milicianos.

O suspeito é investigado por ser um dos operadores financeiros desta organização criminosa. Segundo a polícia, ele utilizava métodos para desviar os valores arrecadados pela organização, depositando em sua conta bancária quantias elevadas transferidas por outros indiciados, praticando condutas para disfarçar a origem ilícita dos valores, com o objetivo de desconectar essas transações com as atividades criminosas do grupo.

O mandado de prisão preventiva foi expedido pela primeira Vara Criminal da Comarca de Feira de Santana.

Durante a operação foi apreendido um aparelho celular, que será submetido a perícia investigar e constatar o crime.

De acordo com a PF, o deputado estadual Binho Galinha (Patriota) é apontado como o chefe da organização.

O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa da Bahia foi reativado para apurar o envolvimento do político, mas, até agora, não apresentou elementos a respeito do andamento da ações.

Por Matheus Guimarães

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Aviso de cookies do WordPress by Real Cookie Banner