Pacientes de Vitória da Conquista manifestaram insatisfação após o cancelamento de exames laboratoriais previamente agendados no Laboratório Central (Lacen). A principal reclamação foi a falta de comunicação sobre as mudanças, que levaram várias pessoas a comparecerem ao local sem saber que os atendimentos haviam sido remarcados.
Em uma das reclamações enviadas à nossa redação, um ouvinte relatou: “Quero aqui fazer uma denúncia no Laboratório Central Municipal. O exame marcado para hoje é 17 de 12 de 2024, terça-feira, às 7 horas da manhã. Para surpresa de todos, o laboratório já está fechado aqui para recesso, só retornando no dia 2, no dia 2 de janeiro de 2025. E segundo a nota da Prefeitura, o recesso começaria a partir do dia 23 de dezembro e não o dia 17. Bora ver, Prefeitura, bora ver!”
Além dessa, outra reclamação de paciente foi registrada. Uma moradora também expressou preocupação sobre o agendamento de um exame para o irmão, que é especial: “Eu estou com um agendamento para o dia 18. É até do meu irmão, que é especial. Ele tem uma coleta para fazer amanhã lá no laboratório. Quer dizer que já está em recesso e eles não avisam nada para a gente. Moça, é complicado, viu? Já não faz os exames tudo lá, né? Porque é sempre uma máquina quebrada. Sempre não faz, não colhe os exames que tem lá. E aí agora, como é que faz? E esse exame dele é de urgência, entendeu? Porque uns eu consegui pagar, e esse eu não tenho como pagar. Está agendado para amanhã, quer dizer que não vai ter atendimento? Meu Deus, que o povo tenha misericórdia, porque fica complicado.”
Diante das queixas, a Prefeitura Municipal emitiu nota esclarecendo que a suspensão temporária dos serviços ocorreu devido à necessidade urgente de reforma na estrutura física, manutenção e instalação de novos equipamentos no Lacen. Os exames programados entre os dias 16 de dezembro de 2024 e 2 de janeiro de 2025 foram reagendados para o mês de janeiro.
Segundo a administração municipal, uma força-tarefa foi organizada pela Central de Regulação para avisar individualmente cada paciente sobre as mudanças. No entanto, a Prefeitura reconheceu que dificuldades para entrar em contato com todos os agendados resultaram em falhas na comunicação, causando transtornos a parte dos usuários.
Durante o período de reforma, o Lacen seguirá atendendo apenas pacientes oncológicos, em hemodiálise e exames de Vigilância Epidemiológica. A previsão é de que os serviços sejam retomados integralmente no dia 2 de janeiro de 2025.
A situação gerou críticas de pacientes, que esperam maior agilidade e eficiência na comunicação em situações futuras.
Por Ana Carolina Bastos, sob supervisão