
A Polícia Civil da Bahia cumpriu, nesta terça-feira (15), 13 mandados de prisão preventiva durante a Operação Hereditas. A ofensiva tem como foco suspeitos de crimes contra o patrimônio e mobilizou equipes em Salvador, na Região Metropolitana e em cidades do interior do estado.
Entre os presos, estão quatro pessoas apontadas como integrantes de um grupo responsável por extorsões mediante sequestro. As ações se concentraram nos bairros do Nordeste de Amaralina, Águas Claras, Valéria, Fazenda Grande do Retiro, Boca do Rio, Trobogy e Sussuarana, todos na capital baiana. Também houve cumprimento de mandados em Lauro de Freitas e Camaçari, na RMS, além dos municípios de Feira de Santana, Juazeiro, Ichu e Vitória da Conquista.
Além das prisões, nove mandados de busca e apreensão foram executados. Os alvos estão ligados a crimes como estelionato, roubo, latrocínio e sequestro com pedido de resgate. Durante a operação, porções de entorpecentes também foram encontradas com alguns dos suspeitos.
A Operação Hereditas é coordenada pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e conta com o apoio de diversos setores da segurança pública. Entre eles, estão os departamentos Draco, Denarc, DHPP, Depom e Depin, além da Coordenação de Operações de Polícia Judiciária (COPJ), do Core, do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), por meio da Polícia Penal.
As investigações segue em curso e a expectativa é de que novas prisões ocorram nos próximos dias.